Neste mês o Ministério da Saúde atualizou a sua estratégia de vacinação contra a covid-19, com inclusão da vacina no Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e idosos (60 anos ou mais); as gestantes devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação. Já os idosos receberão uma dose a cada seis meses.
Além disso a vacina da Zalika Farmacêutica foi adicionada no Programa Nacional de Imunizações (PNI), para utilização em indivíduos com 12 anos ou mais (faixa etária aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa). De acordo com o governo, esse imunizante trará vantagens logísticas, pois possui alto prazo de validade e pode ser conservado em temperaturas entre 2 °C e 8 °C, facilitando o transporte e armazenamento.
Leia também: 18,9% das pessoas com covid-19 relatam sintomas persistentes
Para menores de 12 anos, será utilizada a vacina de RNA mensageiro da Pfizer, com esquema de três doses, com intervalos de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose; e de oito semanas entre a segunda e terceira dose. Para crianças que iniciaram o esquema de vacinação com a vacina da Moderna, o Ministério da Saúde informa que elas “devem concluir o esquema de duas doses com esse mesmo imunizante, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.”
Outra alteração do informe técnico é o estabelecimento de esquema vacinal para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade com três doses da vacina da Pfizer.
Grupos vulneráveis
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.
A vacinação para esses pacientes (a partir de 5 anos de idade) será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos.
Saiba mais: Covid-19 nas diferentes formas de imunossupressão
Vacinação contra covid-19 em 2024
Segundo os últimos dados disponíveis do Ministério da Saúde (até 26/12), em 2024, o Brasil aplicou 5.580.661 de doses da vacina monovalente contra a covid-19 e 4.009.555 de doses da vacina bivalente.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.