Covid-19: Anvisa aprova atualização das vacinas
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (18/09) Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) e a Instrução Normativa (IN) prevendo atualização da composição das vacinas contra covid-19 utilizadas no Brasil.
Leia também: Infecções respiratórias: faringoamigdalite e covid-19
De acordo com a agência, as normas aprovadas seguem padrões internacionais, indicando as cepas que devem compor essas vacinas e as regras claras para a sua atualização.
Os documentos aprovados preveem 4 meses a partir da publicação de novas recomendações da OMS para que as vacinas sejam atualizadas e um prazo de utilização de 9 meses para as vacinas sendo utilizadas na imunização contra covid-19 antes da publicação das novas recomendações.
Justificativa
A aprovação por unanimidade seguiu o parecer da diretora relatora Meiruze Freitas, que em seu voto, além de chamar a atenção para constante evolução do vírus SARS-CoV-2, gerando o surgimento de variantes preocupantes, considerou que a proposta “surge em um contexto de tentativa de superação dessas lacunas, buscando estabelecer critérios claros e eficientes para a atualização das vacinas no Brasil, de forma alinhada com as diretrizes internacionais e a evolução do cenário epidemiológico. Essas medidas regulatórias são essenciais para garantir que a resposta do Brasil ao controle da covid-19, permaneça eficaz, protegendo a população e evitando um retrocesso”.
Covid-19 em 2024 no Brasil
De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado no dia 13 de setembro, neste ano, o Brasil já contabiliza 696.903 casos notificados de covid-19 e 4.539 óbitos relacionados com a doença
O boletim também aponta uma alta de 20,1% na média móvel de casos em comparação a com a semana anterior à analisada (de 25/08/2024 a 31/08/2024).
Saiba mais: Covid-19: Fiocruz aponta aumento de SRAG por covid-19
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.