Logotipo Afya
Anúncio
Saúde5 dezembro 2022

Entidades médicas indicam uso de máscara e vacina para evitar nova onda de covid

A positividade dos testes de covid-19 cresceu 682% em um mês. Hoje, cerca de 4 a cada 10 exames na rede particular do país indicam a infecção.

Por Úrsula Neves

Diante do aumento significativo de infecções de covid no Brasil decorrente da circulação de novas variantes, entidades médicas brasileiras emitiram notas oficiais indicando a volta do uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomerações, além da aplicação das doses de reforço da vacina.

Leia também: UFMG inicia vacinação de voluntários para testes de imunizante contra covid-19

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) foi a primeira a divulgar, no dia 11 deste mês, uma série de recomendações para evitar uma explosão de episódios no Brasil, o que poderia levar a mais hospitalizações e óbitos pela covid-19.

As orientações fazem parte de uma nota técnica elaborada pelo Comitê Científico de Covid-19 e Infecções Respiratórias (CCCIR) da entidade, que considerou os dados sobre a doença coletados nas últimas semanas, indicando a elevação de episódios positivos de infecção pelo novo coronavírus.

para evitar nova onda de covid

Confira as recomendações da SBI

  1. Incrementar as taxas de vacinação de covid-19, principalmente no que tange às diferentes doses de reforço de primeira geração, a depender da população elegível, que se encontram todas em níveis ainda insatisfatórios nos públicos-alvo;
  2. Garantir aquisição de doses suficientes de vacina para imunizar todas as crianças de seis meses a cinco anos, independente da presença de comorbidades;
  3. Promover rapidamente a aprovação e acesso às vacinas de covid-19 bivalentes de segunda geração, que estão atualmente em análise pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa);
  4. Relembrando a Nota Técnica deste Comitê de 05/10/2022, é essencial que medicações já aprovadas pela Anvisa para o tratamento e prevenção da covid-19 estejam disponíveis para uso no setor público e privado, medida que ainda não se concretizou, após mais de seis meses da licença para esses fármacos no Brasil;
  5. Adoção de medidas de prevenção não farmacológicas, como o uso de máscaras e distanciamento social, evitando situações de aglomeração principalmente pela população mais vulnerável, como idosos e imunossuprimidos.

Circulação de novas variantes da covid-19

No dia 14, foi a vez do Comitê de Monitoramento da covid-19 da Associação Médica Brasileira (AMB) emitir uma nota técnica afirmando que o aumento de infecções pelo novo coronavírus decorrente da circulação de novas variantes é significativo.

Em função disso, a entidade tem defendido a aquisição de doses suficientes pelo Governo Federal para garantir a imunização de todas as crianças de seis meses a cinco anos. A AMB ainda destacou a necessidade de rapidez por parte da Anvisa, para a liberação das vacinas de segunda geração que estão em análise pela agência.

Saiba mais: Tratamento de Covid-19: quais as novidades para o Brasil?

Taxa de positivos para covid-19 cresce 682% em um mês

A positividade dos testes de covid-19 cresceu 682% nos laboratórios brasileiros em um mês. Os dados, compilados pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), indicam que a taxa passou de 5,1% na segunda semana de outubro para 39,9% no mesmo período em novembro. Com isso, hoje cerca de 4 a cada 10 exames realizados na rede particular do país indicam um diagnóstico para a enfermidade.

Essa taxa chegou a alcançar um dos patamares mais baixos de toda a pandemia, no início de outubro, quando foi de apenas 3,7%. Para se ter noção, naquela época, a cada 100 exames, menos de 4 eram positivos para covid-19 – atualmente são cerca de 40.

Esse artigo foi revisado pela equipe médica do Portal PEBMED.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Infectologia