Logotipo Afya
Anúncio
Saúde23 janeiro 2024

Anvisa barra lotes da fórmula infantil em pó “Nutramigen”

Segundo comunicado da FDA, a iniciativa de recolhimento dos lotes partiu da própria fabricante em virtude de uma possível contaminação.

Por Augusto Coutinho

Após comunicado publicado pela U.S. Food and Drug Administration (FDA), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, comercialização, distribuição e o uso de alguns lotes da fórmula infantil em pó da marca Nutramigen LGG. 

Os lotes afetados do produto fabricado pela empresa Reckitt/Mead Johnson Nutrition são: ZL3FHG, ZL3FMH, ZL3FPE, ZL3FQD, ZL3FRW e ZL3FX. Os lotes possuem código de barras de número 300871239418 ou 300871239456 e prazo de validade até 01/01/2025. 

Leia também: Estudo investiga atuação paterna na amamentação e nas práticas de sono infantil 

Motivo da proibição 

Segundo o comunicado republicado pela agência americana, a iniciativa de recolhimento dos lotes partiu da própria fabricante em virtude de uma possível contaminação por Cronobacter sakazakii, dos lotes listados.  

A Anvisa informou que até o último dia 15 de janeiro não havia registro da entrada dos lotes em questão no mercado brasileiro. Ainda assim, a agência reguladora orienta que os consumidores da marca verifiquem os lotes impressos nos rótulos e, caso pertença a um dos lotes proibidos, que não seja utilizado ou oferecido para o consumo dos bebês. 

Cronobacter sakazakii

A FDA e a fabricante não relataram nenhuma contaminação causada pelo consumo dos produtos. A bactéria identificada, pertence ao gênero Cronobacter spp, infecta principalmente recém-nascidos, nascidos com baixo peso, imunocomprometidos e prematuros. A infecção em outras faixas etárias é rara.  

Saiba mais: WFPICCS 2022: internações de crianças por sepse no Brasil e seus impactos para o sistema de saúde 

A infecção por Cronobacter sakasakii pode levar a sepse ou meningite, podendo ocorrer outras complicações como enterocolite necrosante, bacteremia e além de poder se espalhar pela corrente sanguínea afetando outras partes do corpo e causando sequelas irreversíveis. Para grupos de risco, sua taxa de mortalidade é elevada.

*Este conteúdo foi revisado pela equipe médica do Portal.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo