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Psiquiatria18 junho 2024

Associação do uso de mídia digital e sintomas de TDAH em adolescentes 

Plataformas digitais são altamente acessíveis e estimulantes, mas ainda não está claro se o uso frequente de mídia digital pode estar ligado aos sintomas de TDAH 
Por Maria Gerude

O TDAH é uma condição psiquiátrica que envolve dificuldades persistentes em manter a atenção, hiperatividade e impulsividade, e estima-se que afete 7% dos jovens, conforme uma meta-análise de estudos publicados de 1981 a 2014. A exposição a fatores de risco ambientais pode contribuir para o aumento das taxas de TDAH nesta população. O estudo conduzido por Cho et.al. visa determinar se a frequência de uso de mídia digital entre adolescentes de 15 e 16 anos da Califórnia, sem sintomas significativos de TDAH, está associada ao surgimento posterior de sintomas de TDAH ao longo de um período de acompanhamento de 24 meses. 

Associação do uso de mídia digital e sintomas de TDAH em adolescentes 

Métodos 

A amostra incluiu alunos que completaram critérios-chave e foram classificados como sem sintomas de TDAH no início do estudo na pontuação do formulário de autorrelato de sintomas atuais. Os dados analisados ​​incluem linha de base (outono de 2014, 2º ano do ensino médio) e 6 meses (primavera de 2015, 2º ano do ensino médio), 12 meses (outono de 2015, 3º ano do ensino médio), 18 meses (primavera de 2016, 3º ano do ensino médio) e acompanhamentos de 24 meses (outono de 2016, 3º ano do ensino médio). Em cada momento, os alunos completaram o formulário de Autorrelato do DSM-IV para TDAH incluindo 9 sintomas de desatenção e 9 sintomas de hiperatividade e impulsividade. 

O estudo estimou as associações entre o uso frequente de plataformas específicas de mídia digital moderna e a ocorrência de sintomas de TDAH, bem como entre o uso de mídia e a gravidade dos sintomas de TDAH. 

Discussão: mídia digital e TDAH 

A adolescência é um período de alta plasticidade neural e desenvolvimento social, tornando esses jovens particularmente vulneráveis a influências que podem afetar seu neurodesenvolvimento. O curso do TDAH é heterogêneo, com diferentes trajetórias de sintomas e associadas a vários fatores de risco. Fatores de risco compartilhados, como influências genéticas ou ambientais, também podem aumentar tanto os sintomas de TDAH quanto o acesso à mídia digital. Pais com TDAH, problemas de uso de substâncias ou outras tendências impulsivas podem aplicar estilos parentais negligentes sem restringir o uso de mídia digital pelos filhos. 

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A associação entre o uso de mídia digital moderna e os sintomas de TDAH pode refletir mecanismos não causais, como a causalidade reversa, onde o TDAH leva ao uso de mídia digital para satisfação de estímulos. Além disso, o uso de mídia digital pode ser um indicativo de TDAH subclínico ou não diagnosticado na linha de base. A análise de sensibilidade confirmou a associação mesmo após o ajuste para sintomas subclínicos de TDAH. 

Apesar das explicações alternativas, o uso de mídia digital moderna pode desempenhar um papel no desenvolvimento de sintomas de TDAH. As notificações imediatas e o acesso instantâneo a experiências estimulantes podem desviar a atenção de tarefas focais e perturbar o desenvolvimento normativo da atenção sustentada e das habilidades de organização. 

Limitações 

Este estudo tem várias limitações. Primeiro, a escala de sintomas de TDAH é capaz apenas de identificar sintomas consistentes com o transtorno. A escala de autoavaliação inclui 18 itens, equivalentes aos 18 sintomas descritos no DSM-IV, que é insuficiente para realizar o diagnóstico de TDAH. Segundo, a validade da medida do uso de mídias digitais não foi previamente estabelecida. Terceiro, o estudo é focado em uma faixa etária específica, e usou amostragem de conveniência, resultando em 10 escolas das 40 da região. 

Resultado 

Entre os 2.587 adolescentes (63% dos estudantes elegíveis; 54,4% meninas; idade média de 15,5 anos com desvio padrão de 0,5 anos) que não apresentavam sintomas significativos de TDAH no início do estudo, o acompanhamento médio foi de 22,6 meses (intervalo interquartil de 21,8 a 23,0 meses). 

Os resultados mostraram que o uso frequente de diferentes formas de mídia digital moderna como as redes sociais, com maior nível de estimulação e velocidade de exposição, foi associado a um aumento nas chances de ocorrência de sintomas de TDAH ao longo de 24 meses na adolescência. Estudos anteriores sobre o uso de mídia e sintomas de TDAH eram majoritariamente transversais, e estudos longitudinais anteriores focavam em mídias tradicionais, como televisão e videogames. 

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Embora a mudança nos sintomas de TDAH associada ao uso de mídia digital moderna neste estudo tenha sido modesta, as implicações para a saúde pública ou clínica são incertas. As diferenças nos sintomas de TDAH foram mais notáveis entre os extremos baixo e alto do continuum de uso de mídia. 

A evolução da tecnologia digital pode influenciar os níveis de exposição à mídia e o risco correspondente de sintomas de TDAH no futuro, aumentando significativamente o diagnóstico nessa população jovem. 

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