Logotipo Afya
Anúncio
PediatriaJUN 2024

Estudo aponta que 1 a cada 5 crianças do mundo está acima do peso

De acordo com o Novo Atlas da Obesidade da Federação Mundial de Obesidade, atualmente, 1 a cada 3 crianças no Brasil está acima do peso.

Um estudo recente publicado na revista JAMA Pediatrics revelou que 1 a cada 5 crianças e adolescentes no mundo está acima do peso. A pesquisa, realizada por cientistas de diversas universidades chinesas, revisou mais de 2 mil artigos e incluiu dados de quase 46 milhões de jovens de 154 países entre 2000 e 2023. 

Os resultados mostraram altas taxas de sobrepeso e obesidade, com variações regionais significativas, destacando a Polinésia com os maiores índices e a África Média e Ocidental com os menores. 

Profissional de saúde verificando medidas de criança acima do peso

Prevalência 

Fatores como idade, sexo, tipo de escola, sobrepeso materno, hábitos alimentares, uso de computador, tabagismo materno durante a gravidez, peso ao nascer, exercício e sono foram associados à obesidade. Crianças e adolescentes com sobrepeso têm maior probabilidade de desenvolver comorbidades como depressão e hipertensão. 

A pesquisa destacou um aumento de 1,5 vez na prevalência de obesidade entre 2012 e 2023 em comparação com 2000 a 2011. Seguindo a projeção, a Federação Mundial de Obesidade prevê que 254 milhões de jovens de 5 a 19 anos serão obesos em 2030. 

Leia ainda: Obesidade mórbida infantil: como o pediatra deve agir na prevenção? 

Os números reforçam a importância de intervenções para tratar a obesidade, com medidas que englobam reeducação alimentar e incentivo à atividade física regular. A modernização da vida, com menos atividade física e maior consumo de alimentos ultraprocessados, contribui para o aumento da obesidade infantil e no adolescente. 

No Brasil  

De acordo com o Novo Atlas da Obesidade da Federação Mundial de Obesidade, atualmente, 1 a cada 3 crianças no Brasil está acima do peso. Estima-se que esse número pode aumentar para metade das crianças até 2035, se as tendências atuais continuarem.  

A pesquisa do Ministério da Saúde indica que aproximadamente 3,1 milhões de crianças brasileiras menores de dez anos são obesas. Na faixa etária de 5 a 9 anos, 13,2% das crianças atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já sofrem de obesidade, e 28% estão com excesso de peso. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya. 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo