No terceiro podcast da Série Diabetes – Baseado em evidências, Isabela Abud fala sobre a utilização do iSGLT2 em pacientes cardíacos.
Os inibidores do SGLT2 (iSGLT2), que é o cotransportador de sódio e glicose tipo 2, atuam inibindo a reabsorção de glicose no túbulo proximal do rim, o que resulta em maior excreção da glicose na urina e leva a redução dos seus níveis séricos, além de um efeito osmótico, com aumento de diurese.
Inicialmente, essas medicações foram estudadas para o tratamento do diabetes tipo 2. Sempre que um novo antidiabético oral está sendo avaliado para uso, são feitos estudos de segurança cardiovascular e, no caso dos iSGLT2, o estudo EMPA-REG OUTCOME, de 2015, mostrou que essa classe de medicação não só era segura, como também teve benefício cardiovascular.
No terceiro episódio em podcast da série Diabetes – Baseado em evidências, Isabela Abud, médica cardiologista e conteudista do Portal PEBMED, fala sobre a utilização dos inibidores de SLGT2 nos pacientes com doenças cardiovasculares, especialmente aqueles com insuficiência cardíaca.
Ouça agora!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
A nova série Diabetes – Baseado em evidências tem por objetivo realizar uma ampla revisão baseada nas mais recentes evidências para atualizar os médicos sobre diferentes aspectos da diabetes. Essa doença, que é um dos maiores problemas de saúde mundial, apresenta impactos em todos os sistemas do organismo, por isso conhecê-la a fundo permitirá que o médico aperfeiçoe seu atendimento e tenha um melhor resultado terapêutico. Não deixe de conferir os próximos episódios!
Veja também:
Tópicos abordados no episódio:
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.