Há algum tempo as principais sociedades de hepatologia vinham se reunindo a fim de alterar de forma consensual a nomenclatura da doença hepática esteatótica (SLD) devido aos estigmas relacionados ao nome anterior. Agora, com a nova nomenclatura, NAFLD/NASH, quando a doença está associada à disfunção metabólica é chamada de MASLD.
Sabe-se que a relação entre MASLD e DM2 é bidirecional, pois compartilham a base fisiopatológica da resistência à insulina. A presença de MASLD está associada a um risco duas a cinco vezes maior de incidência de diabetes. Além disso, à medida que a doença hepática progride, há aumento da resistência à insulina e a falência das células beta, tornando o diabetes mais difícil de controlar.
Neste primeiro podcast da Série Diabetes – Baseado em evidências, a médica gastroenterologista e conteudista do Portal PEBMED, Fernanda Azevedo, aborda a relação da síndrome metabólica e diabetes tipo 2 com o risco de doença hepática esteatótica.
Ouça agora!
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Diabetes – Baseado em evidências
A nova série Diabetes – Baseado em evidências tem por objetivo realizar uma ampla revisão baseada nas mais recentes evidências para atualizar os médicos sobre diferentes aspectos da diabetes. Essa doença, que é um dos maiores problemas de saúde mundial, apresenta impactos em todos os sistemas do organismo, por isso conhecê-la a fundo permitirá que o médico aperfeiçoe seu atendimento e tenha um melhor resultado terapêutico. Não deixe de conferir os próximos episódios!
Veja também:
- Série Diabetes – Baseado em evidências: avaliação inicial
- Série Diabetes – Baseado em evidências: diferenciando os tipos de diabetes
- Série Diabetes – Baseado em evidências: tudo sobre pré-diabetes
Tópicos abordados no episódio:
-
Manejo inicial da SLD pelo médico não gastro/hepatologista
- Manejo da SLD pelo médico gastro/hepatologista
- Pontos de corte usados na elastografia hepática transitória para MASLD
- Medicamentos a serem priorizados no caso de paciente com DM2 e MASLD
- Abordagem da DM2 e MASLD
Siga também a PEBMED no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.