Os pacientes com doença coronariana crônica podem ter diferentes apresentações clínicas, podendo ser desde assintomáticos, com doença diagnosticada por exames complementares, ter sintomas de angina desencadeada aos esforços, que chamamos de angina estável, ou podem ainda se apresentar com disfunção ventricular e insuficiência cardíaca de origem isquêmica.
Pacientes com doença coronariana crônica devem ser tratados no intuito de prevenção de eventos cardiovasculares, como infarto e morte cardiovascular. Este tratamento engloba desde o controle de fatores de risco até o tratamento específico da doença, que tem objetivo de reduzir eventos e de melhorar sintomas.
Neste episódio, Isabela Abud, médica cardiologista e editora de Cardiologia do Portal Afya, discute sobre o tratamento da doença coronariana crônica, enfocando no tratamento conservador, ou seja, quando o paciente não apresenta indicação de revascularização percutânea ou cirúrgica. A especialista apresenta os principais pontos para a realização desse tratamento conservador como a orientação do paciente, o controle dos fatores modificáveis e o tratamento farmacológico.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe nosso canal no Spotify!
Tópicos abordados no episódio:
- Orientação e educação do paciente;
- Controle dos fatores de risco modificáveis;
- Tratamento farmacológico;
- Tratamento antitrombótico.
Veja também: Manejo de pacientes com DAC crônica: um resumo dos recentes guidelines
Siga também a Afya no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.