Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria11 janeiro 2022

O CDC notifica 2 mortes pediátricas relacionadas à influenza

No dia 03 de janeiro deste ano, a AAP relatou as duas primeiras mortes pediátricas associadas à influenza em meados de dezembro.

No dia 03 de janeiro deste ano, a Academia Americana de Pediatria (AAP) relatou as duas primeiras mortes pediátricas associadas à influenza em meados de dezembro. Os óbitos foram notificados ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

O primeiro óbito foi associado a um vírus influenza A (H3) e ocorreu na primeira semana de dezembro. O segundo foi associado a um vírus influenza A, para o qual nenhuma subtipagem foi realizada, e ocorreu na terceira semana de dezembro.

Leia também: Influenza: devo usar corticoides?

O CDC notifica 2 mortes pediátricas relacionadas à influenza

H3N2

A maioria dos vírus detectados continua a ser H3N2, de acordo com o relatório, acometendo principalmente crianças e adultos jovens com idades entre 5 e 24 anos. Entretanto, o número de infectados também está aumentando em outras faixas etárias.

De acordo com o relatório da AAP, a taxa de positividade e o número de hospitalizações dobrou em dezembro de 2021.

O relatório do CDC informa também que os casos de gripe continuam a aumentar em todos os Estados Unidos. Porém, o lado bom é que 172 milhões de doses da vacina contra a gripe foram distribuídas.

Vacinas

Vale lembrar, que as vacinas contra gripe são projetadas para proteger contra um vírus influenza A (H1N1), um vírus influenza A (H3N2) e dois vírus influenza B diferentes.

Os dados preliminares sugerem que a eficácia da vacina contra os vírus H3N2, atualmente em circulação, pode ser reduzida nesta temporada. No entanto, a vacinação ainda oferece alguma proteção, incluindo casos graves e óbito.

Por fim, a AAP e o CDC recomendam que todas as pessoas com 6 meses ou mais sejam vacinadas todos os anos.

Saiba mais: Influenza x Covid-19: 5 dicas para a abordagem da síndrome gripal

Referências bibliográficas:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria