Vacinação em bebês e crianças pode causar dor aguda e angústia, o que contribui para a insatisfação com a experiência e a hesitação para as próximas. Por isso, intervenções administradas durante as injeções são recomendadas para reduzir o sofrimento dos pacientes. Em novo estudo, pesquisadores investigaram a eficácia destas intervenções.
Um total de 352 neonatos que estavam para ser vacinadas no seu primeiro ano de vida foram randomizadas para um dos quatro grupos: placebo, vídeo educativo para os pais sobre como acalmar seus bebês, sacarose oral + vídeo e lidocaína tópica + sacarose + vídeo.
Com base em análises faciais, de choro e movimentos corporais, os resultados indicaram que o grupo lidocaína tópica + sacarose + vídeo apresentou os escores mais baixos de dor infantil. Já as pontuações nos outros três grupos não diferiram.
O estudo mostrou que apenas o uso da lidocaína tópica combinada com a instrução em vídeo parental e a sacarose oral mostraram um benefício na dor aguda do paciente.
Referências:
- CMAJ December 12, 2016. DOI: 10.1503/cmaj.160542
- https://www.jwatch.org/fw112344/2016/12/13/topical-lidocaine-could-help-make-infant-vaccines-less?query=pfw&jwd=000020039906&jspc=IM
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.