Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria14 dezembro 2023

Instrumentos relevantes sobre participação da família na visita multiprofissional

Envolver a família no cuidado de seus entes queridos durante uma doença crítica tem um impacto positivo na qualidade e segurança.

A participação da família nos cuidados com o paciente pediátrico crítico vem sendo bastante defendida na prática e, cada vez mais, introduzida em conferências nacionais e internacionais. A família (F) representa um dos passos do A-F bundle, um pacote de medidas da campanha ICU Liberation da Society of Critical Care Medicine. O objetivo dessa ação é liberar o paciente da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o mais rapidamente possível.  

O elemento “F” do ICU Liberation Bundle consiste no envolvimento e no empoderamento da família e foca na promoção da presença da família na UTI e na identificação de estratégias para engajar e empoderar as famílias. Envolver as famílias no cuidado de seus entes queridos durante uma doença crítica tem um impacto positivo na qualidade e segurança e pode diminuir a ansiedade, confusão e agitação.  

No entanto, a família precisa se sentir acolhida. O uso de pesquisas de satisfação dos pais em Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) não está bem documentado. O cuidado centrado na família tem sido amplamente aceito como uma questão importante na qualidade do atendimento, e as pesquisas de satisfação são um recurso valioso para medir e melhorar a prática clínica.  

A satisfação dos pais com os cuidados de seu filho na UTIP envolve suas necessidades e vivências relacionadas ao respeito, envolvimento na condução do caso, suporte físico e emocional e recebimento de informações sobre o quadro clínico da criança. O instrumento EMpowerment of PArents in THe Intensive Care (EMPATHIC) é um exemplo de como o tema tem sido estudado nos últimos tempos. Ele é destinado a descobrir as experiências e a satisfação dos pais com o cuidado na UTIP.  

 Saiba mais: Prematuridade e o maior risco de apendicite no primeiro ano de vida

Instrumentos relevantes sobre participação da família na visita multiprofissional

Instrumentos relevantes sobre participação da família na visita multiprofissional

EMPATHIC-30 

No estudo original de validação dessa ferramenta, um grande grupo de pais de crianças internadas em uma UTIP na Holanda forneceu suas percepções sobre a satisfação com os tópicos de cuidado com base em suas experiências. O EMPATHIC-30 foi traduzido e adaptado transculturalmente por Lessa e colaboradores para o português.  

Um outro instrumento apontado pelo palestrante para avaliação de estresse familiar é o Parental Stressor Scale (PICU), que abrange os seguintes itens – Quadro 1: 

PICU 

Quadro 1: Parental Stressor Scale: PICU 

Aparência da criança 

 

Descrição da aparência da criança (3 itens) 
Visual e sons 

 

Alarmes de equipamentos e ao redor da criança (3 itens) 
Procedimentos 

 

Testes e procedimentos que poderiam ter sido feitos (6 itens) 
Comportamento da equipe 

 

Comportamento de médicos e enfermeiros vivenciados pelos pais (4 itens) 
Modificação do papel dos pais 

 

Percepção dos pais de não serem capazes de cuidar de seu filho (6 itens) 
Comunicação da equipe 

 

Como médicos e enfermeiros se comunicam com a equipe (5 itens) 
Comportamento e emoções da criança 

 

Respostas comportamentais e emocionais da criança (10 itens) 

Legenda: PICU – Pediatric Intensive Care Unit (Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica) 

 Leia também: SBP faz alerta sobre uso de telas por crianças com autismo

COPE 

Outro projeto relevante é o COPE (Creating Oppor­tunities for Parent Empowerment) Pediatric Intensive Care Unit (PICU), um programa de intervenção educacional-comportamental baseado em evidências para pais cujas crianças de dois a sete anos estão internadas em UTIP. É uma abordagem projetada para começar logo após a admissão na unidade e se estender por dois a três dias após a alta hospitalar. O programa foi concebido para facilitar a adaptação à hospitalização e ajudar a prevenir problemas de saúde mental dos pais ou seus filhos. Para mais informações, acesse: https://www.copeforhope.com/picu.php  

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo