Encoprese: conheça o conteúdo disponível no Whitebook!
Em caso de encoprese primária, uma das principais medidas terapêuticas é a orientação quanto ao treinamento do uso do vaso sanitário.
A encoprese consiste na defecação voluntária ou involuntária em lugares inadequados, pelo menos uma vez por mês durante três meses consecutivos, após os quatro anos (período no qual a maioria das crianças já alcançou a continência fecal) desde que não seja justificada por comorbidades (salvo constipação) e efeitos de
alguma substância como laxantes.
Veja também: Kernicterus no Whitebook!
No que concerne à classificação, pode ser do tipo retentiva e não retentiva. Na primeira e mais comum, há constipação e incontinência por excesso (extravasamento). Na encoprese não retentiva, por sua vez, não há impactação fecal associada e está relacionada à resistência em defecar em locais apropriados e a problemas psicológicos, não sendo justificada por processos anatômicos, inflamatórios, neoplásicos, metabólicos ou endócrinos.
Ademais, a encoprese pode ser considerada primária quando o controle da evacuação nunca chegou a ser atingido ou secundária quando ocorre após um período de continência fecal. Em caso de encoprese primária, uma das principais medidas terapêuticas é a orientação quanto ao treinamento do uso do vaso sanitário. Se for do tipo retentiva, é necessário tratar a constipação. Na encoprese secundária deve-se atentar ao evento estressor.
Importante ressaltar também que os pais devem ser orientados a não agir com medidas de retaliação, pois as crianças tendem a se tornar resistentes às intervenções além de ficarem envergonhadas e com medo.
- Doenças anais (fissuras, estenoses/atresia com fístulas);
- Pseudo-obstrução intestinal;
- Doenças da medula espinhal;
- Paralisia cerebral;
- Massas pélvicas;
- Hipotireoidismo;
- Hipercalcemia;
- Diabetes insipidus;
- Atraso mental;
- Autismo;
- Depressão;
- Abuso sexual;
- Colite ulcerosa grave;
- Tumores medulares;
- Lesões pós-cirúrgicas de esfíncter anal.
Leia mais: Suporte Básico de Vida em pediatria: pontos de atenção
Quer saber mais sobre o encoprese? Acesse agora mesmo no Whitebook! Basta seguir este caminho após abrir o WB no seu navegador ou pelo app: Condutas Pediátricas Doenças Gastrintestinais Encoprese.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.