Logotipo Afya
Anúncio
Gastroenterologia20 maio 2023

ESPGHAN 2023: Constipação infantil e tratamento com eletroestimulação transcutânea

Aktas e colaboradores da Turquia apresentaram um trabalho para determinar a eficácia da TENS em crianças com constipação intratável.

Por Jôbert Neves

A constipação intestinal funcional é uma condição clínica comum em pediatria. O tratamento medicamentoso é bem estabelecido por meio do uso de diversas classes de laxativos, que podem ser associados aos tratamentos não medicamentosos, como a adequação da ingesta hídrica e a quantidade de fibras na dieta. No entanto, dentre as alternativas não medicamentosa, há a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), que atualmente é uma modalidade de tratamento não farmacológico negligenciada para a constipação.

Leia mais: Confira os destaques do congresso ESPGHAN 2023

Durante o congresso ESPGHAN 2023, Aktas e colaboradores da Turquia apresentaram um trabalho realizado com objetivo de determinar a eficácia da TENS em crianças com constipação intratável, e comparar o sucesso do tratamento entre a aplicação da TENS duas vezes por semana e três vezes por semana.

Para a execução desse trabalho, foi recrutado um grupo de crianças saudáveis de 6 a 17 anos, com constipação após uma dieta rica em fibras e terapia com macrogol durante 6 meses. Todos os pacientes que tinham causas anatômicas e patologias orgânicas foram excluídos do estudo.

Dois eletrodos foram colocados na parede abdominal e mais dois na região paravertebral, ligados ao equipamento Elsa Intelect Nmes TENS (Elsa, Ancara, Turquia), sendo aplicada uma corrente de 250 ms, 10-25 mA e 75-100 Hz por 20 minutos, três vezes por semana para o grupo 1, e duas vezes por semana para o grupo 2, por quatro semanas.

Com base nos critérios de Roma IV, pré e pós intervenção, os resultados obtidos foram:

  • 20 pacientes foram incluídos no grupo 1 e 11 no grupo 2; 
  • Não houve diferença entre os grupos quanto à idade, sexo e duração da constipação; 
  • Após o tratamento, houve aumento significativo no número de defecações por semana (p<0,001), melhora na incontinência fecal (p<0,05) e defecação dolorosa (p<0,001) em ambos os grupos. No entanto, essas melhorias não foram sustentáveis quatro semanas após a interrupção do tratamento em cada grupo (p>0,05); 
  •  A TENS duas vezes por semana foi tão eficaz quanto a TENS três vezes por semana (p>0,05). 

Diante desses resultados, os autores reforçam as evidências de que o TENS melhora o número de evacuações semanais, incontinência fecal e dor durante a defecação em crianças com constipação intratável. Além disso, o sucesso do tratamento com aplicação de TENS foi semelhante entre duas vezes por semana e três vezes por semana, mostrando que essa tecnologia possa ser incoporada de forma mais ativa e presente no tratamento da constipação intestinal.  

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo