Recentemente, a epidemia da doença causada pelo coronavírus, Covid-19, tem preocupado diversos países, incluindo o Brasil. Os relatos são de que a doença se apresenta com maior gravidade em idosos e pessoas com comorbidades como doenças respiratórias e cardiovasculares.
Ainda não se sabe ao certo, porém, a repercussão dessa epidemia no público pediátrico, uma vez que existem poucos relatos de casos e informações epidemiológicas a respeito.
Em 12 de março de 2020, o New England Journal of Medicine (NEJM) publicou uma correspondência de pesquisadores chineses relatando a ocorrência de seis casos de Covid-19 em crianças.
Coronavírus em pediatria
A média de idade das crianças foi de três anos (variando de um a sete anos). Todas as crianças eram previamente hígidas, e não foi possível identificar a fonte de infecção em um paciente.
Os sintomas mais comuns foram: febre acima de 39 °C (em todos os pacientes), tosse (em todos os pacientes) e vômitos (em 4 pacientes). Quatro pacientes apresentaram indícios radiológicos de pneumonia, com tomografias sugerindo pneumonia com padrão viral. Uma criança necessitou de internação em UTI. Houve recuperação do quadro em todos os pacientes (média de 7,5 dias), e todos fizeram uso de tratamento empírico com antibióticos, antivirais e tratamento de suporte.
Leia também:
- Coronavírus: como identificar possíveis casos no Brasil?
- Quais as medidas de precaução para cada tipo de transmissão possível do coronavírus?
- Coronavírus: quais as orientações para o manejo dos pacientes críticos?
Os autores reforçam que o acometimento de crianças por Covid-19 pode causar doença respiratória de moderada a grave e que pode acontecer no início da epidemia.
Esse relato é importante nesse momento epidemiológico que o Brasil vive, uma vez que as crianças não estão sendo incluídas como grupo de risco. Apesar disso, os pediatras e médicos de urgência devem estar preparados e atentos para a possibilidade de infecções graves por Covid-19 em crianças.
Referências bibliográficas:
- Liu W, et al. Detection of Covid-19 in Children in Early January 2020 in Wuhan, China. The New England Journal of Medicine. March 12, 2020. DOI: 10.1056/NEJMc2003717
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.