Logotipo Afya
Anúncio
Pediatria23 maio 2019

Caso clínico: grávida na emergência apresenta dor no baixo ventre

No caso clínico de hoje Paciente com gestacional de 39 semanas, comparece à emergência com queixa de dor no baixo ventre. Qual é o diagnóstico?

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

M.V.P, 34 anos, primigesta, idade gestacional 39 semanas e quatro dias (por USG de 1º trimestre), comparece à emergência com queixa de dor no baixo ventre. Nega perdas transvaginais. Movimentação fetal presente. É hipertensa crônica em uso de metildopa 750 mg/dia e tabagista. Pré-natal irregular, com apenas três consultas.

Ao exame: PA 150/90, fundo uterino de 33 cm. Dinâmica uterina ausente. BCF 144 bpm. Colo uterino fechado. Edema +/4 de MMII, frio, simétrico.

caso clínico grávida

Qual a principal hipótese diagnóstica e conduta?

Caso bastante sugestivo de restrição do crescimento intra-uterino. A paciente apresenta altura do fundo uterino abaixo do esperado para a idade gestacional e tem importantes fatores de risco para tal condição (hipertensão, tabagismo). A má adesão ao pré-natal dificultou o diagnóstico mais precoce, investigação e programação de interrupção da gestação adequados.

É necessária a realização de ultrassom obstétrico com Doppler para confirmação diagnóstica, avaliação do volume de líquido amniótico e do fluxo feto-placentário. Esses dados são fundamentais na avaliação da via de parto.

Leia mais: Caso clínico: rigidez muscular de início súbito associada à disartria e trismo

Nos casos de CIUR com liquido amniótico e dopplerfluxometria de artéria umbilical normais, poderá ser tentado o parto vaginal, com monitorização contínua durante o trabalho de parto. Caso a condição fetal não seja tranquilizadora, está indicada a interrupção por via alta.

Lembrando que, no caso desta paciente, mesmo que a suspeita de CIUR não se confirme, a interrupção da gestação justifica-se pela hipertensão crônica em uso de anti-hipertensivo (considera-se interrupção entre 37 e 39 semanas e 6 dias).

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • ACOG Practice Bulletin number 204- Fetal Growth Restriction
  • ACOG Committee opinion number 764 – Medically indicated late-preterm end early-term deliveries. Vol 133, No 2

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Pediatria