Logotipo Afya
Anúncio
Oncologia10 agosto 2024

Risco de câncer por pesticidas é comparável ao do tabaco

Estudo realizado nos Estados Unidos avaliou o impacto de pesticidas e o risco de câncer sobre a população americana.

Estudo publicado na Frontiers in Cancer Control and Society avaliou o impacto de pesticidas na incidência de câncer sobre a população dos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores responsáveis, ao contrário de análises anteriores que focaram no impacto desses insumos agrícolas apenas sobre a população com contato direto, a análise populacional utilizada buscou verificar as relações entre os padrões de utilização de pesticidas e a saúde da população em nível nacional. 

risco de câncer por pesticidas

Metodologia 

Os autores utilizaram dados geológicos, de utilização da terra para agricultura e aplicação de pesticidas provenientes de agências governamentais dos Estados Unidos e os cruzaram com dados populacionais, índices socioeconômicos e dados de saúde para identificação de covariáveis (número de fumantes) para avaliar a associação com o risco de câncer. 

Leia também: Disruptores endócrinos e seus efeitos na saúde humana 

Foram avaliados o impacto de pesticidas na incidência de câncer de cólon, bexiga, pulmão, pâncreas, leucemia e linfoma não Hodgkin. Para isso, o estudo utilizou modelos estatísticos lineares e avaliou os resultados dos modelos utilizando métricas como log-verossimilhança, critérios de informação Bayesiano e de Akaike, o critério bayesiano modificado e o critério de Akaike consistente. Também foram calculados os novos casos de câncer causados por mudanças no uso de pesticidas a cada ano. 

Achados 

Foram encontradas associações positivas entre a utilização de pesticidas e o aumento do número de casos de linfoma não Hodgkin, leucemia, câncer de cólon, de bexiga, de pâncreas e de pulmão. De acordo com os autores, a utilização de pesticidas representa um risco de câncer equivalente a utilização de tabaco. 

Vulnerabilidade sociodemográfica e cânceres de bexiga, leucemia e linfoma não Hodgkin também apresentaram associações positivas. Todas as malignidades analisadas também apresentaram forte ligação ao nível de utilização da terra para agricultura. 

Saiba mais: Exposição a agrotóxicos aumenta possibilidade de doenças alérgicas em menores? 

Conclusão dos autores 

Para os responsáveis pelo estudo, os achados destacam a relevância de avaliações abrangentes para a criação de iniciativas políticas e implementação de medidas preventivas para mitigar os riscos que a utilização de pesticidas impõem, principalmente sobre as populações mais próximas de áreas de cultivo.  

*Este estudo foi revisado pela equipe médica do Portal Afya. 

Autoria

Foto de Augusto Coutinho

Augusto Coutinho

Jornalista formado pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) em 2009, com extensão em Produção Editorial (UNESP) e Planejamento Digital (M2BR Academy).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde