Logotipo Afya
Anúncio
Oftalmologia17 junho 2024

Ceratocone: Qual o impacto na saúde mental do paciente? 

Estudo investigou o impacto do ceratocone na saúde mental e no bem-estar emocional dos pacientes afetados
Por Juliana Rosa

O ceratocone é uma ectasia corneana degenerativa, caracterizada por uma protusão associada ao afinamento da córnea central e paracentral que acaba por assumir uma forma cônica, produzindo astigmatismo irregular. Caracteriza-se por acometimento bilateral, frequentemente de forma assimétrica. É possível que o paciente (em geral jovem, já que a doença acomete principalmente crianças, adolescentes e adultos jovens) apresente baixa visão e queixas também relacionadas a perda de qualidade da visão. 

Ceratocone: Qual o impacto na saúde mental do paciente? 

Estudo: saúde mental no ceratocone  

Um estudo publicado ano passado teve como objetivo investigar o impacto do ceratocone na saúde mental e no bem-estar emocional dos pacientes afetados. Uma pesquisa bibliográfica foi realizada de acordo com as diretrizes PRISMA. As bases de dados pesquisadas incluíram MEDLINE, PubMed, EMBASE, Scopus, Web of Science, Cochrane e PsycINFO.  

Metodologia  

Os artigos foram incluídos se fossem um estudo primário que investigou resultados de saúde mental ou qualidade de vida emocional dos pacientes afetados. Trinta e um artigos preencheram os critérios de inclusão, com um rendimento total de 444.   

A maioria dos estudos relatou que o ceratocone tem um efeito negativo na saúde mental ou no bem-estar emocional. A piora dos escores de saúde mental correlacionou-se com menor acuidade visual (AV) no olho melhor, menor AV no pior olho, aumento da assimetria ocular e piora da gravidade da doença.   

Leia também: Ceratocone: Por que a córnea de alguns pacientes evolui e de outros não? 

Os impactos na saúde mental foram frequentemente relatados como sendo desproporcionais aos efeitos sobre a AV. Com o tempo, os resultados de saúde mental melhoraram, sugerindo estabilização da doença e aceitação do paciente.   

Conclusão do estudo  

O artigo conclui que pacientes com ceratocone podem sofrer prejuízos à saúde mental apesar de em algumas situações apresentarem AV relativamente boa. A compreensão e a aceitação da sua doença podem ajudar a amenizar as preocupações de saúde mental.  

Considerações  

Mais trabalhos podem ser necessários para investigar se existe benefício na triagem rotineira de saúde mental de pacientes com ceratocone. 

Saiba mais: Ceratocone é uma doença rara? 

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo