Cegueira infantil: quais são as principais causas?
Uma pesquisa divulgada no final de 2022 revelou que metade da cegueira infantil nos Estados Unidos poderia ser prevenível. Uma análise do primeiro e maior registro de doenças oculares (IRIS) dos Estados Unidos chamou a atenção para o que se sabe sobre cegueira infantil. As principais causas de cegueira são retinopatia da prematuridade (ROP), nistagmo e catarata (sendo a maioria causas tratáveis e preveníveis).
Estudos anteriores sugeriam que as principais causas estariam relacionadas a alterações do desenvolvimento associadas a imparidade visual cortical e hipoplasia do nervo óptico, além da ROP.
Saiba mais: Retinoblastoma: o que precisamos saber sobre a avaliação oftalmológica em crianças com menos de 5 anos?
Cegueira infantil: quais são as principais causas?Causas da cegueira infantil
As principais causas de cegueira nas crianças americanas não são totalmente entendidas, em parte porque os Estados Unidos não têm uma base de dados nacional grande com as informações de saúde.
Dados do IRIS
Lançado em 2014, o IRIS atualmente inclui informações de aproximadamente 73.85 milhões de pacientes e mais de 440 milhões de visitas. Pesquisadores da Universidade de Stanford e do Hospital de Seoul usaram informações do IRIS para ter uma visão transveral da cegueira infantil nos Estados Unidos.
Leia também: Qual a evidência para as várias intervenções na progressão da miopia em crianças?
Resultados
Eles identificaram todas as crianças até os 18 anos com visão de 20/200 ou menos. As principais causas de cegueira foram ROP (31,3%), nistagmo (8,1%) e catarata (6,7%). A retina foi o principal sítio anatômico (47,7%) seguido do nervo óptico (11,6%) e do cristalino (10%). Concluiu-se que um total de 52,4% de pacientes tinham causas tratáveis de cegueira.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.