Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia27 fevereiro 2018

Tratando cefaleia sem remédios: o que funciona?

Já falamos sobre o protocolo nacional da ABN para diagnóstico e manejo das cefaleias, agora abordaremos o tratamento não farmacológico. O que funciona?
Por Redação Afya
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. Estima-se que mais de 94% das pessoas terão, pelo menos, um episódio de cefaleia na vida. Para o tratamento dessa condição, é comum o uso indiscriminado de cortisona e opioides, que nem sempre funcionam bem e podem provocar dependência. Já falamos aqui no Portal sobre o novo protocolo nacional da ABN para diagnóstico e manejo das cefaleias, agora abordaremos o tratamento não farmacológico. O que funciona? Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a condução terapêutica ideal para os casos, principalmente os crônicos, engloba:
  1. Terapia farmacológica
  2. Modificações no estilo de vida, terapias físicas e comportamentais
  3. Educação, apoio, manejo das expectativas e acompanhamento
Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook. As medidas não farmacológicas são especialmente importantes frente a alguns cenários, como: - Quando os efeitos adversos dos medicamentos são frequentes e limitantes; - Quando a resposta ao tratamento farmacológico é insatisfatória; - Quando fatores desencadeantes das crises podem ser evitados ou corrigidos. Por exemplo:
  • Jejum ou outros distúrbios alimentares
  • Privação de sono;
  • Comorbidades que claramente se relacionam à cefaleia (alterações posturais, cervicalgias, distúrbios emocionais e psíquicos);
  • Abuso de analgésicos ou cafeína;
  • Gestantes ou lactantes;
Pedir para o paciente fazer anotações sistemáticas das crises em uma agenda ou calendário pode ajudar a identificar esses fatores. Em relação às terapias comportamentais, algumas já têm evidências no controle e prevenção das cefaleias: Com menor grau de evidência científica, podemos citar também:
  • Atividade física leve supervisionada
  • Acupuntura
  • Quiropraxia
  • Hipnose
Uma alimentação saudável, cessação do tabagismo e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são medidas que trazem benefícios em geral para a saúde e também devem ser recomendadas. Leia também: 'Qual a melhor forma de abordar cefaleia medicamentosa?' *Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED Referências:
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo