Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.
A ingestão de bebidas açucaradas e artificialmente adoçadas já foi associada a doenças cardiometabólicas, o que pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e demência.
Em um novo estudo, publicado na Stroke, pesquisadores examinaram se o consumo de bebidas açucaradas ou artificialmente adoçadas está associado ao risco de AVC ou demência. Para isso, foram usados os dados do estudo Framingham Heart.
No total, 2.888 participantes com idade > 45 anos foram analisados para AVC (idade média de 62 anos anos, 45% homens) e 1.484 participantes com idade > 60 anos para demência (idade média de 69 anos anos, 46% homens).
A ingestão de bebidas foi quantificada através de um questionário. Durante o período examinado (cerca de 10 anos), foram observados 97 casos de AVC (82 isquêmicos) e 81 de demência (63 compatíveis com a doença de Alzheimer).
As melhores condutas médica você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!
Após ajustes por idade, sexo, educação (para análise de demência), ingestão calórica, qualidade da dieta, atividade física e tabagismo, maior consumo recente e maior consumo de refrigerantes artificialmente adoçados foram associados a um risco aumentado de AVC isquêmico, demência por todas as causas e demência da doença de Alzheimer.
Ao comparar a ingestão cumulativa diária por semana, as razões de risco foram 2,96 (intervalo de confiança [IC] de 95%: 1,26-6,97) para AVC isquêmico e 2,89 ([IC] de 95%: 1,18-7,07) para a doença de Alzheimer. Bebidas adoçadas com açúcar não foram associadas com AVC ou demência.
Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o consumo de bebidas artificialmente adoçadas foi associado com um maior risco de AVC e demência.
Veja também: 'Alimentação está relacionada com metade das causas de doenças'
Referências:
- Sugar- and Artificially Sweetened Beverages and the Risks of Incident Stroke and Dementia. Matthew P. Pase, Jayandra J. Himali, Alexa S. Beiser, Hugo J. Aparicio, Claudia L. Satizabal, Ramachandran S. Vasan, Sudha Seshadri and Paul F. Jacques. Stroke. 2017; originally published April 20, 2017. https://doi.org/10.1161/STROKEAHA.116.016027
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.