Uma pesquisa realizada em Portugal indica que metade das causas de doenças está diretamente relacionada a alimentação. Entre os principais vilões, estão o sal e o açúcar.
O estudo foi encomendado pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) para uma conferência sobre o Plano Nacional de Saúde de Portugal. O consumo excessivo de sal e açúcar é um fator de risco para 50% das doenças e mortes no país, onde quase metade dos adultos sofre de hipertensão.
O excesso de calorias e gorduras de produtos industrializados também foi apontado como um fator de risco. Na conferência, autoridades apresentaram duas propostas para diminuir a mortalidade precoce: redução do tabagismo e controle da obesidade na população infantil.
Essa realidade se repete em diversos países, inclusive no Brasil. Logo após o AHA alterar para menos a recomendação do limite de ingestão de açúcar para crianças e adolescentes, a OMS emitiu uma nota sugerindo que os países aumentassem os impostos em cima de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, para combater a obesidade, diabetes tipo II e cáries dentárias.
Com a medida, os pesquisadores esperam que, a partir do aumento no preço dos produtos, seu consumo diminua.
Referências:
- https://www.publico.pt/sociedade/noticia/metade-das-causas-de-doenca-e-morte-tem-relacao-directa-com-alimentacao-1744547
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.