Logotipo Afya
Anúncio
Neurologia27 março 2024

Análise traz índice de exposição ao THC entre adolescentes americanos

Informações autorrelatadas de consumo foram obtidas em estudo realizado entre fevereiro e junho de 2023.
Pesquisa realizada entre alunos no último ano escolar nos Estados Unidos apontou que 30,4% dos adolescentes haviam utilizado maconha no ano anterior. As respostas ao questionário da investigação não apresentaram variação entre os estados americanos que tem alguma política de liberação para o uso de maconha e nos que o consumo ainda é proibido.  Foram ouvidos 2.186 adolescentes por todo os Estados Unidos com idade média de 17,7 anos, 1.054 eram do sexo feminino, 11,1% eram negros, 14,2% multirraciais, 23,5% hispânicos e 46,1% brancos. Além da utilização de maconha, a análise também recolheu dados sobre o consumo de delta-8 THC, um composto mais fraco em relação ao delta-9 THC, que é o principal responsável pelos efeitos causados pela maconha. 

Delta-8 THC 

O delta-8 THC é encontrado em produtos variados, de balas e chocolates a óleos e refis de cigarros eletrônicos. Devido a uma brecha na legislação americana, essa substância não passa pelas mesmas restrições de produtos à base de cannabis.  Leia mais: Cannabis e epilepsia fármaco-resistente: possibilidade terapêutica  A prevalência do consumo de delta-8 THC entre os adolescentes foi de 11,4%, sendo maior nos estados que não possuem legislação de liberação do consumo de maconha.   “Os produtos com delta-8 estão disponíveis onde os adolescentes podem encontrá-los e comprá-los facilmente, e é preciso haver vigilância contínua de seu uso, bem como esforços de saúde pública para ajudar os jovens e os pais a se manterem informados e seguros”, disse Alyssa Harlow, principal autora do estudo. 

Riscos 

Em 2022, a U.S. Food and Drug Administration (FDA) publicou comunicado alertando o público sobre o consumo desses produtos, de acordo com a agência americana “É importante que os consumidores estejam cientes de que os produtos delta-8 THC não foram avaliados ou aprovados pela FDA para uso seguro em qualquer contexto. Sendo comercializados de formas que colocam em risco a saúde pública e devem ser especialmente mantidos fora do alcance de crianças e animais de estimação.”  Entre 2021 e 2022, foram relatados 2.362 casos de intoxicação por delta-8 THC nos Estados Unidos, 41% deles na população pediátrica, sendo 82% casos de exposição não intencional.  Saiba mais: Cannabis medicinal: precisamos desconstruir mitos  *Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal.
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo