Logotipo Afya
Anúncio
Medicina de Emergência6 novembro 2015

Manobra de Valsalva modificada reverte mais de 40% das taqui supras

A manobra de Valsalva é recomendada por diretrizes internacionais para tratamento da taquicardia supraventricular em serviços de emergência, porém apresenta baixa efetividade na reversão para ritmo sinusal (cerca de 5-20% dos casos apenas). Pesquisa recente, no entanto, demonstrou que uma simples modificação postural após a manobra de Valsalva tradicional pode aumentar a chance de reversão …

Por Eduardo Moura

A manobra de Valsalva é recomendada por diretrizes internacionais para tratamento da taquicardia supraventricular em serviços de emergência, porém apresenta baixa efetividade na reversão para ritmo sinusal (cerca de 5-20% dos casos apenas). Pesquisa recente, no entanto, demonstrou que uma simples modificação postural após a manobra de Valsalva tradicional pode aumentar a chance de reversão em quase 4 vezes.

O estudo randomizado, publicado na tradicional revista “Lancet”, demonstrou que a adoção da manobra modificada apresentou reversão em 43% dos casos, comparado com 17% de reversão com a manobra tradicional, apresentando importante relevância estatística (OR ajustada de 3,7; P < 0,0001).

A manobra modificada consiste em proceder à expiração forçada por 15 segundos com o paciente em posição semi-recumbente (decúbito dorsal a 45º). Imediatamente após, deita-se o paciente a 0º e eleva-se os membros inferiores a 45º, mantendo-se essa posição também por 15 segundos. Após este período, reposiciona-se o paciente a 45º e checa-se o ritmo.

Técnicas utilizadas classicamente para a expiração forçada podem ser aplicadas: utilizar a borracha do esfigmomanômetro em sua extremidade que se liga ao manguito, ou uma seringa de 10 mL fechada expirando pelo buraco de encaixe da agulha.

A manobra de Valsalva não apresenta riscos e sua adoção aumenta a chance de reversão, diminuindo a necessidade de tratamento medicamentoso de emergência, visto que o uso de adenosina costuma ser bastante desconfortante para o paciente. São pequenas medidas como esta que podem ser adotadas no dia-a-dia, são acessíveis a todos e apresentam resultados satisfatórios.

Para os interessados, a “Lancet” disponibilizou um vídeo demonstrando a manobra completa, disponível nas referências bibliográficas.

 

[button color=”black” size=”medium” link=”https://” icon=”” target=”false”]Tenha respostas rápidas e precisas com WHITEBOOK! Baixe grátis![/button]

 

Referências Bibliográficas:

Appelboam A, Reuben A. et al. Postural modification to the standard Valsalva manoeuvre for emergency treatment of supraventricular tachycardias (REVERT): a randomised controlled trial. Lancet, Published Online:24 August 2015.

  • Disponível online em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(15)61485-4/abstract
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo