Nos últimos dias 15 a 17, aconteceu, de forma online, o congresso da Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMEDE 2021). Algumas palestras e sessões trouxeram nomes importantes da área para discutir temas que são comuns na emergência, como o Dr° Jean Louis Vincent, da Universidade de Bruxelas, quando o assunto foi sepse.
Confira os principais destaques!
ABRAMEDE 2021
1. Vias aéreas e ajustes da ventilação mecânica inicial na emergência
Uma das principais sessões interativas foi a de vias aéreas. Nela, foi discutida a sequência atrasada de intubação, as lições aprendidas na emergência sobre a Covid-19 e o manejo de vias aéreas, além de um tema mais específico: a via aérea fisiologicamente difícil no paciente com rebaixamento do nível de consciência. Veja tudo aqui!
2. Como abordar a sepse na emergência?
Na sessão dedicada à sepse, o professor Dr° Jean Louis Vincent, da Universidade de Bruxelas, trouxe sua experiência ao longo dos anos à frente do Hospital Erasme, que é referência mundial no atendimento de pacientes graves. Confira as principais informações aqui.
3. Principais destaques sobre trauma
Na sessão interativa sobre trauma, o primeiro tópico abordado foi a transfusão de sangue total como terapia de escolha na ressuscitação de pacientes com choque hemorrágico. Depois, foi falado sobre o uso do ácido tranexâmico na hemorragia traumática e, por fim, a sessão foi encerrada com o tema de choque oculto no trauma. Veja os detalhes.
4. Como utilizar trombolíticos em pacientes com embolia pulmonar?
Outro destaque foi a palestra que falou sobre o uso de trombolíticos na embolia pulmonar. Com a situação atual da pandemia de uma doença que está relacionada a mais eventos tromboembólicos, é necessário uma alta suspeição e avaliação correta. Saiba mais aqui.
5. Sepse em tempos de Covid-19
O painel ABRAMEDE-AMIB-ILAS trouxe uma reflexão importante sobre a sepse durante a pandemia. Para os palestrantes, é necessário sempre lembrar do diagnóstico da sepse e abordar de acordo com o Surviving Sepsis Campaign. Confira os destaques da palestra aqui.
6. Ultrassom na avaliação da volemia e na contratilidade cardíaca
Por fim, um dos temas abordados durante o congresso foi o crescente uso da ultrassonografia à beira-leito, por parte dos emergencistas. O foco principal da aula foi o uso do ultrassom no manejo hemodinâmico de pacientes graves, sobretudo no que concerne à avaliação subjetiva de contratilidade cardíaca e de fluidoresponsividade. Saiba mais.
Ouça também!
Além dos textos, você pode ouvir nosso podcast semanal, onde o editor-chefe médico do Portal PEBMED, Ronaldo Gismondi, comentou cada um dos temas citados. Acesse aqui!
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.