Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia11 setembro 2024

Vacinação contra mpox: atualidade e perspectiva 

Em agosto de 2024 o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom, anunciou novo estado de emergência pelo aumento dos casos de mpox mundialmente.
Por Raissa Moraes

Desde 2022, quando teve início o maior surto da doença até então, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação criou um comitê de especialistas em virologia (Rede Vírus) responsável pelo desenvolvimento de diagnóstico, tratamento, vacina e produção de conteúdo sobre vírus emergentes no Brasil. Ainda em 2022, esse comitê definiu que um imunizante contra mpox era uma prioridade e o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos doou para a UFMG a matéria-prima que é o ponto de partida para o desenvolvimento do insumo farmacêutico ativo da vacina.  

Leia também: Mpox: Brasil se aproxima dos 1.000 casos em 2024

Vacinação contra mpox: atualidade e perspectiva 

Panorama 

Atualmente, existem duas vacinas licenciadas contra a varíola: ACAM2000, aprovada apenas para prevenir a varíola humana, e Jynneos, licenciada para varíola humana e mpox. A ACAM2000 é uma vacina de segunda geração derivada de um único clone viral isolado da Dryvax e que os testes de imunogenicidade mostraram não inferioridade com a vacina de origem, além de um perfil de segurança semelhante.  

A Jynneos é uma vacina de terceira geração baseada na cepa Ankara do vírus vaccínia modificado (MVA-BN), não replicante, com deleção de aproximadamente 10% do seu genoma. Ela é aplicada via subcutânea em duas doses, com intervalo de 28 dias e tem imunogenicidade semelhante à ACAM2000, porém, com menos efeitos colaterais. 

Evidências 

A vacinação contra mpox está associada a uma redução significativa da incidência da doença, como mostrou um estudo francês recente. Nessa pesquisa, foi comparada a incidência de mpox em homens que fazem sexo com homens (HSH) que faziam profilaxia pré-exposição ao HIV antes e após o lançamento da vacina MVA-BN. A taxa de incidência de mpox diminuiu significativamente em participantes do estudo após a vacinação com MVA-BN ter sido recomendada para HSH com múltiplos parceiros. O único fator que permaneceu significativamente associado a essa redução na incidência de mpox foi a vacinação com MVA-BN com pelo menos uma dose durante o verão de 2022, com uma redução de risco de 99%. 

Saiba mais: Mpox: Anvisa simplifica regras de registro e importação de medicamentos e vacinas

Vacina contra mpox no Brasil 

Com relação ao desenvolvimento de uma vacina brasileira, o foco atual das pesquisas está centrado em como aumentar a produção do insumo farmacêutico ativo da vacina de forma que seja possível suprir a grande demanda nacional.

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Referências bibliográficas

Compartilhar artigo