Transmissão vertical da Chikungunya: uma preocupação
O vírus Chikungunya (CHIKV) é um vírus de RNA do gênero Alphavirus, transmitido por mosquitos do gênero Aedes. Surtos da doença são descritos desde 1950 e, atualmente, vários países descrevem circulação endêmica. No Brasil, em 2023, houve 143.739 casos prováveis com 82 óbitos confirmados pela infecção e uma taxa de incidência de 67,4 casos por 100.000 habitantes.
Transmissão vertical
A primeira descrição de transmissão vertical foi feita em 2005 e a taxa de ocorrência na literatura varia 15,5% e 50% de acordo com o período gestacional em que a gestante é infectada. A doença neonatal é grave e lembra sepse precoce com comprometimento do sistema nervoso central em cerca de 60% dos infectados e com o aumento de casos da doença no Brasil desde 2019, torna-se crucial aumentar a suspeita clínica para essa infecção em gestantes e investigar a transmissão vertical.
Todas as gestantes que apresentem febre durante a gestação, juntamente com sintomas sugestivos de arbovirose, como exantema maculopapular ou petequial, artralgia ou artrite, mialgia ou cefaleia, associados ou não à leucopenia no hemograma, devem ser investigadas para CHIKV:
- Testes de biologia molecular (RT-PCR) para detecção de RNA viral devem ser coletados de gestantes ou puérperas em até oito dias do início dos sintomas.
- Testes sorológicos para detecção de anticorpos IgM e IgG devem ser coletados a partir do quinto dia e podem ser repetidos 15 dias depois para avaliar o aumento dos títulos de IgG.
A transmissão vertical é confirmada pela detecção de RNA do CHIKV coletado do sangue do cordão umbilical, soro ou líquido cefalorraquidiano, preferencialmente nas primeiras 24 horas após o nascimento, descartando, assim, a possibilidade de infecção na maternidade.
Considerações
Embora existam casos bem documentados de transmissão vertical no primeiro e segundo trimestres da gravidez, a maioria das infecções neonatais ocorre quando a gestante é infectada dentro de 15 dias antes do parto e quatro dias depois. Assim, os testes sorológicos do bebê só devem ser coletados após uma semana de vida, pois os sintomas da infecção adquirida verticalmente geralmente começam entre três e sete dias de vida.
Chikungunya: você sabe diferenciar essa arbovirose da dengue?
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.