Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia10 março 2021

RECOVERY interrompe recrutamento para estudo de colchicina

O estudo RECOVERY interrompeu o recrutamento de voluntários para o estudo sobre a colchicina, por falta de eficácia contra Covid-19.

Por Carol Meneses

O estudo RECOVERY interrompeu o recrutamento de voluntários para o estudo sobre a colchicina, por falta de eficácia no tratamento de pacientes com Covid-19. O comitê independente de monitoramento de dados (DMC) não encontrou nenhuma evidência para o recrutamento, tanto o geral quanto dos subgrupos.

O estudo RECOVERY faz a avaliação de uma série de possibilidades de tratamentos, em 180 hospitais no Reino Unido e já verificou a eficácia de tocilizumabe e dexametasona, que atuam em casos mais graves de Covid-19 e reduzindo a mortalidade dos pacientes com a doença.

O estudo RECOVERY interrompeu o recrutamento de voluntários para o estudo sobre a colchicina, por falta de eficácia contra Covid-19.

Estudo RECOVERY com uso da colchicina

O DMC revisou os dados de uma análise preliminar, baseada em 2.178 mortes entre 11.162 pacientes. Os resultados não mostraram nenhuma diferença significativa no desfecho primário de mortalidade por Covid-19, em 28 dias, de pacientes randomizados para colchicina x tratamento usual (20% vs 19%; razão de risco, 1,02; IC de 95%, 0,94-1,11; P  = 0,63).

O RECOVERY continuará recrutando para aspirina , baricitinibe , coquetel de anticorpos Regeneron e, nos hospitais selecionados, fumarato de dimetila. O acompanhamento está em andamento e os membros prometem divulgar os resultados muito em breve.

Peter Hornby, da Universidade de Oxford e co-responsável do estudo, ressalta que, até o momento, este é o maior teste realizado com a colchinina, medicamento amplamente utilizado para o tratamento de gota, casos de pericardite viral, doenças coronarianas e febre mediterrânea, devido a seu efeito anti-inflamatório. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição da polimerização da tobulina sobre a adesão celular e as citoquinas inflamatórias.

Referências bibliográficas:

  • https://portal.afya.com.br/clinica-medica/colchicina-em-pacientes-com-covid-19-e-eficaz
  • https://www.medscape.com/viewarticle/946978?src=WNL_mdpls_210309_mscpedit_card&uac=137967BJ&spon=2&impID=3238195&faf=1
  • Medicamentos. Bulário, Fumarato de dimetila. Whitebook Clinical Decision, disponível em:<https://whitebook.pebmed.com.br/>

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Medicina de Emergência