Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia27 agosto 2021

Pfizer e Eurofarma firmam acordo para produção de vacinas contra Covid-19 no Brasil

Segundo o comunicado da Pfizer e parceiros, os imunizantes fabricados no Brasil serão distribuídos em toda a América Latina. Saiba mais.

Por Luciano Lucas

A farmacêutica americana Pfizer e o laboratório Eurofarma assinaram um acordo para produzirem sua vacina contra a Covid-19 no Brasil. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 26, através de um comunicado emitido em conjunto com a BioNTech, laboratório alemão que atua em parceria com a Pfizer no desenvolvimento da vacina. 

Veja mais: Anvisa autoriza mais dois estudos clínicos de vacinas contra Covid-19

pfizer

Produção de vacinas da Pfizer no Brasil

Segundo o comunicado das empresas, os imunizantes fabricados no Brasil serão distribuídos em toda a América Latina. Além disso, a expectativa é que a Eurofarma atinja a capacidade de produzir mais de 100 milhões de doses por ano, tendo o início da produção e entregas somente em 2022. 

Até o momento, as doses de vacina da Pfizer vêm prontas dos Estados Unidos. Ao desembarcarem em território brasileiro, o Ministério da Saúde distribui para os estados, como previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI).

Com a nova parceria, a Eurofarma contará com a matéria-prima vinda dos Estados Unidos e fará a produção e toda a distribuição da vacina no Brasil. 

Registro definitivo da Anvisa

A Anvisa decidiu, no dia 23 de fevereiro, pela concessão do registro definitivo da vacina da Pfizer e do laboratório BioNTech contra Covid-19, se tornando o primeiro imunizante, o único até o momento, a obter esta aprovação.

A vacina da Pfizer também é a única com indicação para adolescentes com idade de 12 anos ou mais no Brasil. 

Dose de reforço

Na última terça-feira, 25, o Ministério da Saúde anunciou que será aplicada uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos a partir do dia 15 de setembro. Saiba mais.

A vacina administrada será, preferencialmente, a da Pfizer. Caso haja falta desse imunizante, a recomendação é que se utilize imunizantes de vetor viral, que podem ser a vacina da Janssen ou a Astrazeneca.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referência bibliográfica:

 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Saúde