Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia23 novembro 2021

Novo antifúngico para tratamento de candidíase recorrente

Foi publicado um artigo sobre um novo antifúngico, o oteseconazole, para a candidíase recorrente. Saiba mais!

A candidíase vulvovaginal (CVV) é uma doença que acomete cerca de 75% das mulheres ao longo da vida. O uso indiscriminado de antibióticos está associado à alteração da microbiota vaginal, levando a quadros de candidíase vulvovaginal recorrente.

Além disso, há o aumento da resistência dos isolados de Candida spp. aos antifúngicos mais usados, como o fluconazol. Por isso, existe a necessidade de buscar novas alternativas terapêuticas, principalmente em relação às pacientes que apresentam quadro de candidíase de recorrência.

comprimidos do novo antifúngico para candidíase recorrente

Candidíase recorrente

Em outubro de 2021, foi publicado um artigo sobre um novo antifúngico, o oteseconazole, um agente azólico oral com porção tetrazólica. Diferente dos demais antifúngicos azólicos existentes no mercado, que são imidazois e triazois, esta especificação o torna mais seletivo, melhorando sua eficácia no tratamento das CVV recorrentes e nos diversos tipos de Candida spp.

A fase três do ensaio clínico terminou neste último mês e logo o novo antifúngico deve ser aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA). Além de sua eficácia comprovada, os pesquisadores ressaltam a segurança da nova droga quando comparada com os antifúngicos usados usualmente.

Leia também: ATS 2021: terapia empírica para candidíase invasiva na UTI: para quem, quando e como?

Perspectivas

Sua segurança, eficácia e dramática redução nos episódios recorrentes, quando comparado com os demais antifúngicos, deve mudar radicalmente o tratamento que hoje conhecemos de CVV recorrente.

Referência bibliográfica:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia