Logotipo Afya
Anúncio
Infectologia4 outubro 2021

Anvisa aprova estudo com células-tronco para tratamento da Covid-19

A Anvisa aprovou o estudo clínico de um produto de terapia celular avançada para tratamento de pacientes com pneumonia viral causada pela Covid-19.

Por Luciano Lucas

Na última sexta-feira, 1°, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o estudo clínico de um produto de terapia celular avançada para tratamento de pacientes com pneumonia viral causada pela Covid-19.

células-tronco

O estudo com células-tronco

O produto a ser estudado é à base de células-tronco mesenquimais alogênicas O ensaio clínico tem como objetivo avaliar a segurança no tratamento de pacientes com pneumonia causada pela Covid-19. De acordo com a Anvisa, o estudo está sendo custeado pela Associação Paranaense de Cultura (APC) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).  

O estudo irá contar com 60 pacientes com pneumonia viral moderada ou grave causada pelo coronavírus e diagnosticada por testes RT-PCR. 

Os locais participantes do estudo são o Hospital do Trabalhador, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, que são de Curitiba, além do Hospital Espanhol, em Salvador, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Instituto Nacional de Cardiologia, localizado no Rio de Janeiro capital. 

Saiba mais: Anticorpos monoclonais BRII-196/BRII-198 para Covid-19

O impacto do estudo

De acordo com a Anvisa, os dados do ensaio clínico serão supervisionados por um comitê independente de monitoramento de segurança, que será constituído por diversos especialistas independentes de diferentes áreas de conhecimento. 

Além disso, a agência estabeleceu regras com APC para o monitoramento de forma intensiva do estudo clínico. A publicação ainda destaca que os pontos com relação à ética em pesquisa com seres humanos foram devidamente avaliados e o ensaio teve a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (Conep/MS). 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Medicina de Emergência