Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia27 dezembro 2021

Seria diferente o desfecho obstétrico entre gestantes com Covid-19 sintomáticas e assintomáticas?

Uma revisão sistemática tentou responder: Seria diferente o desfecho obstétrico em gestantes com Covid-19 sintomáticas e assintomáticas?

Estamos há quase dois anos vivendo a pandemia do Covid-19 e ainda muitas dúvidas nos perseguem. Um dos grandes desafios foi a assistência prestada às gestantes infectadas por SARS-CoV-2. Seria diferente o desfecho obstétrico entre gestantes com Covid-19 sintomáticas e assintomáticas? Teria algo que deveríamos nos preocupar ou fazer para melhorar o desfecho obstétrico?

desfecho obstétrico

Estudo

Em dezembro de 2021 foi publicada uma revisão sistemática e uma metanálise na BMC Pregnancy and Childbirth, com o objetivo de responder essas questões acima citadas.  

Foram incluídos dez artigos relatando dados de 3.158 gestações; com 1.900 sintomáticas e 1.258 assintomáticas. Não houve diferença significativa na idade média, idade gestacional e índice de massa corporal entre os dois grupos. A meta-análise sugeriu que mulheres grávidas de etnia negra ou asiática, obesas, hipertensas ou com algum distúrbio respiratório, eram mais propensas a serem sintomáticas quando infectadas com SARS-CoV-2. E quando sintomáticas, tiveram maior chance de parto cesárea, baixo peso ao nascer e prematuridade. Também apresentaram mais admissões na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seus bebês tiveram maiores chances de internação em UTI Neonatal.

Leia também: Ocorre a imunização fetal após vacinar as gestantes contra Covid-19?

Resultados

As evidências sugerem que a presença de fatores de risco (comorbidades e etnia) aumentaram a probabilidade de mulheres grávidas serem sintomáticas e apresentarem complicações, com desfechos obstétricos desfavoráveis. No entanto, estudos conduzidos de forma mais adequada com análise ajustada e comparações paralelas entre os grupos de filhos são necessários para chegar a resultados conclusivos e que possam responder todas as nossas dúvidas.

Referências bibliográficas:

  • Khan, D.S.A., Hamid, LR., Ali, A. et al. Differences in pregnancy and perinatal outcomes among symptomatic versus asymptomatic COVID-19-infected pregnant women: a systematic review and meta-analysis. BMC Pregnancy Childbirth 21, 801 (2021). https://doi.org/10.1186/s12884-021-04250-1 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia