A European Society of Human Reproduction and Embriology está divulgando neste ano de 2021 um novo guideline sobre Endometriose em construção para atualizar o antigo, datado de 2013, sobre o manejo da doença.
O guideline aborda testes diagnósticos, possibilidades terapêuticas da dor, o tratamento da endometriose associada a infertilidade, a preservação da fertilidade, o impacto da doença na gestante, a recorrência, o enfoque no tratamento da adolescente, entre outros.
Leia também: Endometriose e síndrome do ovário policístico
Reunimos aqui algumas fortes recomendações com evidencias robustas do novo protocolo em relação à paciente adolescente:
Diagnóstico de Endometriose na paciente adolescente
- A história clínica da paciente adolescente com suspeita de endometriose deve ser minuciosamente colhida, buscando história familiar positiva, histórico de malformações no trato urogenital, menarca precoce, ciclo menstrual encurtado.
- A ultrassonografia transvaginal é um exame bem indicado na pesquisa de acometimento ovariano. Porém, no caso da paciente virgo, também pode ser considerada ressonância magnética, ou avaliação abdominal, transperineal ou transretal.
- Biomarcadores séricos (por exemplo, CA-125) não são recomendados para diagnosticar ou descartar endometriose em adolescentes.
- Se uma laparoscopia for realizada, os médicos devem considerar a realização de biópsias para confirmar o diagnóstico histologicamente.
- Resultado histológico negativo não exclui totalmente a possibilidade de doença.
Tratamento da paciente adolescente
- Em adolescentes com dismenorreia grave ou dor associada à endometriose, deve ser considerada prescrição de anticoncepcionais orais ou progestagênios (sistemicamente ou DIU hormonal) como terapia hormonal de primeira linha.
- No entanto, é importante lembrar que o uso prolongado de alguns progestágenos pode diminuir a densidade mineral óssea, como no caso da medroxiprogesterona.
- Em adolescentes com endometriose, é indicado o uso de hormônio no pós-operatório no intuito de suprimir a recorrência dos sintomas.
Preservação da fertilidade em adolescentes:
- Adolescentes com endometriose devem ser informadas sobre o potencial efeito prejudicial da própria doença quando há acometimento ovariano, bem como os riscos da própria cirurgia na reserva ovariana e fertilidade futura.
- Existem opções de preservação da fertilidade, e recomenda-se que as adolescentes sejam informadas sobre eles, embora o verdadeiro benefício, segurança e indicações em adolescentes com endometriose permanecem desconhecidos.
Saiba mais: Uso de implante de Etonogestrel em pacientes com endometriose e adenomiose
O novo guideline ainda está em formato de rascunho, e a European Society of Human Reproduction and Embriology mantém o acesso aberto ao documento em seu site, fazendo um convite para que o público de especialistas envie comentários sobre esta diretriz até o dia 15 de agosto de 2021 para revisão e publicação oficial do novo Guideline de Endometriose.
Referências bibliográficas:
- European Society of Human Reproduction and Embryology. ESHRE Guideline Endometriosis. Belgium: ESHRE. 2021. Disponível em: https://www.eshre.eu/-/media/sitecore-files/Guidelines/Endometriosis/ESHRE-GUIDELINE-ENDOMETRIOSIS-2021_DRAFT-FOR-REVIEW.pdf?la=en&hash=76E6C1C4A0A24FE67F3853E8EEA37C0D611DB251
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.