A prevalência de endometriose e síndrome do ovário policístico (SOP) é maior que 10% nas mulheres ao redor do mundo. Essas são patologias que diminuem a fertilidade e a qualidade de vida das pacientes, por isso a importância de estudá-las para melhorar a assistência à saúde das mulheres. Ao contrário do que já foi proposto há alguns anos, a endometriose e a SOP são doenças opostas, não tendo ligação entre si. Mas estudá-las dessa maneira pode nos ajudar a entender melhor ambas.
Leia também: Uso de implante de Etonogestrel em pacientes com endometriose e adenomiose
Estudo recente
Em abril de 2021 foi publicado um artigo sobre esse tema na Evolutionary Applications, foi destacada a importância de estudar doenças opostas para aprender melhor o funcionamento de ambas. O autor fez uma revisão sistemática de artigos com bom embasamento científico para mostrar a dicotomia entre endometriose e a síndrome do ovário policístico. Fica claro que desde a fase da embriogênese a mulher com SOP tem altos níveis de testosterona, enquanto a paciente com endometriose tem baixos. Elas apresentam biótipos diferentes e uma regulação hormonal do eixo hipotálamo-hipófise-ovário totalmente discrepantes. Também vão apresentar quadros clínicos opostos e diferentes causas para a infertilidade, quando existente.
Conclusão
Importante ressaltar que até pouco tempo atrás tínhamos a suspeita que ter SOP era fator de risco para endometriose, devido aos altos níveis de estrogênio que a paciente com SOP é exposta. Isso nos mostra o quanto precisamos evoluir nos estudos sobre ginecologia endócrina. Ao saber que as pacientes com endometriose apresentam uma baixa dosagem de testosterona enquanto feto, nos mostra que a testosterona pode ser um fator protetor da endometriose ou a etiologia da doença. Mais estudos são necessários para elucidar essa questão, mas é algo que pode ajudar inúmeras pacientes com dismenorreia e infertilidade por conta de endometriose.
Saiba mais: Síndrome do ovário policístico: quando medicar?
Referências bibliográficas:
- Dinsdale, NL, Crespi, BJ. Endometriosis and polycystic ovary syndrome are diametric disorders. Evol Appl. 2021;00:1– 23. doi: 10.1111/eva.13244
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.