Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia14 agosto 2025

Existe associação entre infecção pela Chlamydia e câncer de ovário

Revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais investigou a associação entre infecção por Chlamydia trachomatis (CT) e câncer de ovário
Por Sérgio Okano

O câncer de ovário é uma neoplasia ginecológica de alta letalidade. A escassez de sintomas nas fases iniciais e a ausência de um método eficaz de rastreamento contribuem para que o diagnóstico, na maioria dos casos, ocorra em estágios avançados da doença. Além dos fatores de risco já conhecidos, tem-se discutido, recentemente, o possível impacto de algumas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no desenvolvimento dessa neoplasia. 

O estudo

O estudo de Wang et al., publicado na Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, realizou uma revisão sistemática e meta-análise de estudos observacionais que investigaram a associação entre infecção por Chlamydia trachomatis (CT) e câncer de ovário. Ao todo, foram incluídos 11 estudos, selecionados a partir de mais de 3.000 triados, totalizando 4.518 mulheres avaliadas. A análise comparou os resultados obtidos por meio de PCR e sorologias para CT. 

Na análise geral, não foi observada associação estatisticamente significativa entre a infecção por CT e o diagnóstico de câncer de ovário (odds ratio [OR] = 1,30; intervalo de confiança de 95% [IC 95%] = 0,99–1,70). No entanto, em análise de subgrupo, observou-se uma associação significativa quando o diagnóstico de CT foi feito por PCR (OR = 6,64; IC 95% = 1,62–25,71). 

Os estudos incluídos apresentam algumas limitações relevantes, como alta heterogeneidade, viés relacionado à presença de outras ISTs e comportamentos de risco, além do fato de que o diagnóstico sorológico pode não refletir infecção ativa ou persistente. 

Leia mais: Câncer de ovário e seus desdobramentos hereditários

Conclusão  

Em conclusão, esta meta-análise sugere não haver uma associação entre infecção por Chlamydia trachomatis e um risco aumentado de câncer de ovário, embora com significância estatística limítrofe, a elevada heterogeneidade e a sensibilidade dos resultados a estudos individuais indicam que esses achados devem ser interpretados com cautela. 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia