Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia11 agosto 2022

Endometriose confirmada por laparoscopia e o risco de acidente vascular cerebral

A endometriose é uma doença inflamatória com uma prevalência de 10% das mulheres na menacme. Veja mais detalhes.

A endometriose é uma doença inflamatória com uma prevalência de 10% das mulheres na menacme. Já é de nosso conhecimento que as pacientes com endometriose têm um risco cardiovascular maior do que as pacientes sem essa patologia. Mas teriam elas um risco de acidente vascular cerebral (AVC), especificamente, maior também?

Endometriose

Estudo

Em julho de 2022, a American Heart Association publicou um artigo com objetivo de responder essa pergunta. Foi realizado um estudo de coorte prospectivo com mulheres que apresentavam endometriose confirmada laparoscopicamente, os autores acompanharam durante 28 anos essas pacientes, avaliando o risco de AVC.  

Os pesquisadores documentaram 893 casos de AVC durante os anos de acompanhamento. As mulheres com endometriose confirmada por laparoscopia tiveram um risco 34% maior de AVC, quando comparadas com as pacientes sem histórico de endometriose. Em relação a associação total de endometriose com o risco de AVC, a maior proporção foi atribuída a pacientes que realizaram  histerectomia/ooforectomia (39% mediada [95% CI, 14%-71%]) e a pacientes com terapia hormonal (16% mediada [IC 95%, 5%–40%]). Os pesquisadores não observaram diferenças na relação entre endometriose e AVC por idade, histórico de infertilidade, índice de massa corporal ou estado da menopausa.

Ouça agora: Endometriose: highlights [podcast]

Considerações

As pacientes com endometriose devem realizar prevenção primária das doenças cardiovasculares, sendo dever do ginecologista orientá-las quanto aos sinais de e sintomas de alerta para AVC e síndromes coronarianas. Por apresentarem risco maior de AVC o trabalho multidisciplinar juntamente com o cardiologista é de suma importância para diminuir a morbidade e mortalidade nessas mulheres.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia