Logotipo Afya
Anúncio
Ginecologia e Obstetrícia20 janeiro 2023

Comparativo de eficácia e aceitabilidade entre DIU de prata e de cobre

Estudo recente teve como objetivo avaliar a aceitação e continuidade do DIU de prata (TCu380Ag) comparado ao de cobre tradicional (TCu380A).

O DIU de cobre é um método contraceptivo de longa duração, reversível, de alta eficácia e baixo custo; a adição de prata no dispositivo, parece diminuir os efeitos colaterais, principalmente o aumento do sangramento menstrual.

Anticonceptivo intrauterino (AIU) de cobre e prata é um dispositivo feito de plástico (polietileno). As porções medial e distal da haste vertical são envolvidas por cobre com aproximadamente 380 mm², apresentam também um núcleo de prata enrolado na haste e possuem 99,9% de pureza de cobre e prata.

Estudo preliminares do mesmo grupo de estudo, haviam publicado que o TCu380Ag, após um ano da inserção, tinha maior taxa de continuidade e menos efeitos colaterais.

Comparativo de eficácia e aceitabilidade entre DIU de prata e de cobre

Metodologia

Trata-se de um estudo multicêntrico do tipo ensaio clínico randomizado, desenvolvido de 2015 a 2021. O objetivo primário foi a avaliação da taxa de continuação, razões para descontinuação, eficácia e efeitos colaterais do TCu380Ag em três tamanhos (maxi, mini e padrão) em comparação com o TCu380A em cinco anos de uso. O objetivo secundário foi comparar as complicações relatadas.

Resultados

Foram analisadas 600 mulheres, de 25 a 35 anos. Apenas 1 caso de gravidez após inserção do DIU foi relatada, mas por tratar-se de malformação uterina não relatada, os dados dessa paciente foram retirados da análise. Assim, ambos tipos de DIU apresentaram 100% de eficácia.

Leia também: Contraceptivos hormonais e atraso na fertilidade

A taxa de continuação total foi de 79,9% no primeiro ano a 36,5% no 5º ano. E após cinco anos de observação, o grupo de mulheres com TCu380Ag apresentou maior taxa de continuação, quando comparado ao grupo TCu380A (45% versus 35%; P=0,010).

TCu380Ag apresentou menos efeitos colaterais: sangramento menstrual intenso (16,6% versus 34,1%; P < 0,001), dor abdominal (12,1% versus 23,0%, P=0,001), expulsões (4,4% versus 8,7%; P < 0,050) e menos interrupções devido a efeitos colaterais contraceptivos (42,7% versus 56,9%, P=0,012). O Mini TCu380Ag apresentou as maiores taxas de continuação e menor irregularidade menstrual (P < 0,050).

Mensagens finais

  • A contracepção reversível de longa duração deve ser oferecida como primeira linha para mulheres mais jovens devido à maior eficácia contraceptiva.
  • O TCu380Ag (DIU de prata) em três tamanhos é uma alternativa ao TCu380A (DIU de cobre) para mulheres que desejam contracepção de cinco anos com igual eficácia, melhor taxa de continuação e aceitabilidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Ginecologia e Obstetrícia