Logotipo Afya
Anúncio
GeriatriaNOV 2023

Confira os novos Clinical Drops de Geriatria!

Neste post, fique por dentro dos vídeos Clinical Drops que acabaram de chegar no Whitebook na categoria de Geriatria!

Por Afya Whitebook

Conheça agora mesmo os quatro novos Clinical Drops que estão disponíveis no Whitebook na categoria de Infectologia e como eles podem te auxiliar na prática médica!

O controle mais intensivo de PA é eficaz e seguro em idosos hipertensos?

Nós sabemos que os pacientes idosos hipertensos apresentam um grande risco de desfechos cardiovasculares negativos. No entanto, o alvo, a meta pressórica para esses pacientes sempre foi motivo de grande discussão, considerando o maior risco, a maior sensibilidade dessa população a eventos adversos associados ao tratamento anti-hipertensivo. Saiba mais neste Drops!

Delirium é critério para tratamento de bacteriúria em idosos sem sintomas urinários?

A infecção do trato urinário é muito comum em pacientes idosos e mais comum ainda em pacientes com alteração cognitiva e com síndrome de fragilidade. No entanto, também é muito comum nesses pacientes a presença de bacteriúria assintomática, que representa apenas com a colonização do trato urinário, sem necessitar de antibiótico. A diferenciação entre essas duas condições é desafiadora na prática e a alteração do estado mental, muitas vezes, é usada como critério para início do tratamento com antibiótico. Fique por dentro com o conteúdo disponível no Whitebook!

Deve-se evitar a anticoagulação em idosos com FA e risco para quedas?

Apesar dos pacientes idosos apresentarem maior risco para FA em comparação com outras faixas etárias, e também um maior risco para os eventos negativos associados à FA, especialmente o acidente vascular encefálico, a prescrição de anticoagulação nesses indivíduos é feita de maneira mais receosa e isso se dá por conta do potencial risco de um sangramento intracraniano ameaçador da vida relacionado ao episódio de queda. Confira os detalhes com o conteúdo disponível no Whitebook!

Existe benefício em suplementar vitamina D para prevenir quedas em idosos?

O episódio de queda é um evento dramático na vida da pessoa idosa. Por isso que várias intervenções têm sido propostas para prevenção de quedas. E uma dessas intervenções é a suplementação de vitamina D tanto em pessoas com níveis normais quanto naquelas com deficiência da vitamina. Dois estudos publicados em 2021, um ensaio clínico randomizado e um estudo de meta-análise mostraram que a suplementação de vitamina D em pessoas com níveis normais da vitamina não mostrou benefício na prevenção de quedas. Confira a íntegra do conteúdo neste Clinical Drops!

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo