Um novo estudo chinês que será apresentado no ENDO 2017, encontro anual da Endocrine Society, indica que os piretroides, inseticidas mais comumente utilizados, podem acelerar a puberdade em meninos.
No estudo, pesquisadores recrutaram 463 meninos de 9 a 16 anos de um estudo transversal na China. Foi analisado a presença do ácido 3-fenoxibenzóico (3-PBA) – um metabolito comum dos piretroides – na urina dos participantes, e foi feito uma avaliação da puberdade através do desenvolvimento genital e volume testicular.
Um aumento de 10% no 3-PBA foi associado com um aumento aproximado de 3% nos níveis de hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH) dos participantes. Com isso, a probabilidade de um menino estar em um estágio avançado da puberdade aumentou de 113% a 268% (p < .001).
Os resíduos desse pesticida são frequentemente encontrados em vegetais, leites e no alimento dos bebês. Segundo dados do estudo, resíduos foram encontrados na urina de mais de 60% das crianças na China, Estados Unidos e outros países.
Os pesquisadores afirmam que esse é o primeiro estudo a provar que a exposição ambiental aos piretroides está associada a efeitos mensuráveis sobre o desenvolvimento puberal masculino. Lembrando que meninos que passam pela puberdade em uma idade mais jovem têm risco aumentado de câncer de testículo e depressão.
Devido ao crescente uso de inseticidas, os autores do estudo sugerem que as autoridades façam uma avaliação desses produtos químicos e seus riscos para a saúde das crianças.
Referências:
- https://plan.core-apps.com/tristar_endo17/abstract/9f6300891abea35983bbd25dffdbab7a
- Common Pesticides Speed Up Puberty in Boys. Medscape. Apr 01, 2017.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.