Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia7 julho 2025

Insulina semanal versus insulina diária para tratamento do diabetes tipo 1

Revisão sistemática e meta análise comparou a segurança e eficácia das formulações semanais de insulina no tratamento do diabetes tipo 1
Por Letícia Japiassú

O diabetes mellitus tipo 1 (DM1) afeta entre 5% e 10% dos pacientes com diabetes sendo caracterizado como uma insuficiência absoluta de insulina devido a destruição autoimune das células beta pancreáticas. Isso implica necessidade de insulinoterapia para toda a vida do indivíduo afetado. Dados mostram que entre 2016 e 2018 apenas 21% dos adultos com DM1 atingiram a meta de hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%. 

Evidências de mundo real sugerem que reduzir a frequência nas administrações de insulina, com as formulações semanais, podem melhorar a adesão ao tratamento e, consequentemente, o controle glicêmico. A introdução da insulina basal uma vez por semana poderia reduzir significativamente o número de injeções para pacientes com DM1 de 365 doses diárias para apenas 52 doses semanais anualmente. 

Metodologia 

Essa revisão sistemática e meta análise, publicada em março de 2025, na revista Endocrinology, Diabetes & Metabolism, compara a segurança e eficácia das formulações semanais de insulina. Foram incluídos três estudos clínicos randomizados compreendendo 1724 participantes, cuja idade média variou entre 44,1 e 47,4 anos e IMC entre 25,0 e 27,5 kg/m2. 

Resultados encontrados e discussão 

O esquema de insulina diária demonstrou superioridade no controle glicêmico com maior redução de HbA1c, mas não houve diferença significativa nos níveis de glicemia de jejum entre os dois regimes. 

Em relação aos resultados de segurança a insulina semanal foi associada a maiores taxas de reações no local das injeções, eventos adversos e maiores taxas de hipoglicemia noturna. 

Leia também: Novos dados da insulina efsitora de aplicação semanal em pacientes com diabetes

Conclusão 

A insulina administrada uma vez ao dia demonstrou redução ligeiramente superior da HbA1c, enquanto a insulina administrada uma vez por semana oferece potenciais vantagens na adesão do paciente. No entanto, esses benefícios devem ser ponderados em relação ao aumento do risco de reações no local da injeção e hipoglicemia noturna. Embora a insulina administrada uma vez por semana seja mais conveniente, as decisões de tratamento devem considerar fatores individuais do paciente, como risco de hipoglicemia e tolerância a reações à injeção. 

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia