Logotipo Afya
Anúncio
Endocrinologia9 outubro 2025

Eficácia da perda de peso com tirzepatida comparada a placebo e análogos de GLP-1

Estudo visou demonstrar a eficácia e segurança da perda de peso com tirzepatida em adultos com sobrepeso quando comparada com placebo e demais análogos de GLP-1.

Com o avanço do lançamento de novas medicações para tratamento de diabetes mellitus e obesidade, tem havido grande interesse sobre a tirzepatida 

Com tantas informações sobre a molécula, recentemente foi publicado um artigo que visou comparar a eficácia da perda de peso com tirzepatida versus placebo ou demais análogos de GLP-1 em adultos com Sobrepeso/Obesidade em uma meta-análise que avaliou ensaios clínicos com tratamento superior a 20 semanas. Vamos ver o que o artigo nos trouxe de conhecimento. 

A obesidade é uma doença crônica, multifatorial, de caráter redicivante e associada a diversas outras condições cardiovasculares. Seu tratamento é multidisciplinar e envolve mudança do estilo de vida com prática regular de atividade física, alimentação balanceada e boa noite de sono. Perdas de peso > 10% do peso corporal já foram associadas a redução do risco cardiovascular enquanto perdas > 15% demonstraram reduzir mortalidade. 

Seu tratamento farmacológico vem sofrendo grandes avanços nas últimas décadas, sendo a grande novidade do momento a tirzepatida. 

A tirzepatida é um duplo agonista de GIP e GLP-1, sendo uma medicação emergente e promissora no tratamento de DM2 e Obesidade. Apesar de benefícios claros da medicação, a sua eficácia ainda é alvo de muitos estudos. Sendo assim, a presente meta-análise visou demonstrar a eficácia e segurança da perda de peso com tirzepatida em adultos com sobrepeso/obesidade quando comparada com placebo e demais análogos de GLP-1. 

Leia mais: Tirzepatida no tratamento do diabetes e da obesidade

Metodologia 

Em base de dados eletrônicos, foram pesquisados ensaios clínicos randomizados (ECR) até a data de 31 de julho de 2023 que avaliassem tirzepatida (doses de 5mg, 10mg e 15mg) versus placebo ou outros análogos de GLP-1 em pacientes adultos com sobrepeso/obesidade (independentemente do uso de insulina ou agentes hipoglicemiantes orais) em acompanhamento por, pelo menos, 20 semanas.  

O desfecho primário avaliado foi a perda de peso e os demais desfechos foram segurança da medicação em relação aos seus efeitos colaterais e perda ponderal categorizada em 5%, 10% ou 15% do peso corporal. 

Resultados 

Seis estudos foram selecionados com 6266 participantes avaliados. A maioria dos participantes tinha DM, sobrepeso e /ou obesidade. As doses semanais de 5mg, 10mg e 15 mg de tirzepatida se mostraram superiores ao placebo e demais análogos de GLP-1. 

Além disso, a proporção de pacientes que atingiu perda de peso superior a 5%, 10% e 15% do peso corporal também foi maior nos usuários de tirzepatida.  

Os efeitos colaterais no trato gastrointestinal foram similares em pacientes sob uso de tirzepatida e outros análogos de GLP-1, porém foram maiores quando comparados a quem estava usando placebo. Os efeitos colaterais como náuseas, vômitos e diarreia surgiram mais com a dose de 15mg/semana, enquanto a constipação já ocorreu na dose de 10mg/semana. 

Veja também: Tirzepatida: mais um round vencido contra a semaglutida

Discussão 

A presente meta-análise visou avaliar a eficácia da tirzepatida na perda de peso nas doses semanais de 5mg, 10mg e 15mg quando comparadas com placebo ou outros análogos de GLP-1 em pacientes com sobrepeso/obesidade independentemente do status de DM. 

A medicação foi comprovadamente superior aos demais análogos de GLP-1 na perda ponderal, principalmente em doses maiores. 

Como qualquer outro estudo, esse também contou com algumas limitações tais como: pequena amostra, heterogeneidade dos indivíduos avaliados, sem análise de desfechos metabólicos e sem distinção se alguns achados puderam sofrer influência de medicações utilizadas por pacientes com DM (como insulina ou agentes hipoglicemiantes orais). Outro fator importante que não foi avaliado foi a análise da massa magra com a perda de peso significativa dos pacientes envolvidos. 

Conclusão e mensagem prática 

A tirzepatida é uma excelente medicação com superioridade dose-dependente em relação aos demais análogos de GLP-1 e placebo na perda ponderal e com bom perfil de segurança quanto aos seus efeitos colaterais. 

Entretanto, ainda carece de mais estudos para análise de desfechos metabólicos, funcionais e de massa magra decorrentes do seu uso. 

Autoria

Foto de Juliane Braziliano

Juliane Braziliano

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Residência de Endocrinologia e Metabologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Residência de Clínica Médica pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE). Editora-médica de Endocrinologia do Portal Afya.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Endocrinologia