Logotipo Afya
Anúncio
Dermatologia27 junho 2025

Relação bidirecional entre uveíte e psoríase: revisão sistemática e meta-análise

Estudo avaliou sistematicamente a associação bidirecional entre psoríase e uveíte para fornecer evidências.

A psoríase é uma dermatose crônica eritematodescamativa, e difícil tratamento e grande propensão a recaídas. Pode afetar a qualidade de vida dos pacientes e traz o risco de outras doenças, como doenças cardiovasculares, diabetes, acidente vascular cerebral, dentre outras. A relação entre psoríase e doenças oculares tem sido estudada, incluindo uveíte e olho seco. Postula-se que a desregulação ou ativação anormal do sistema imunológico pode levar à inflamação ocular ou exacerbar condições inflamatórias da pele, como psoríase e dermatite atópica. A uveíte e a psoríase possuem mecanismos patológicos compartilhados, particularmente com a interação entre fatores inflamatórios e células imunes. 

A relação entre uveíte e artrite psoriásica é bem documentada em estudos anteriores e alguns deles revelaram que a uveíte é mais prevalente em pacientes com psoríase HLA-B27 positiva, com uma incidência de uveíte entre 1,5% e 2,5%, com maior resistência ao tratamento. Entretanto a relação bidirecional entre as duas doenças ainda não foi sistematicamente estudada e explorada. 

Materiais e métodos 

Essa revisão sistemática e meta-análise seguiu diretrizes PRISMA e foi registrada na plataforma PROSPERO. Uma revisão preliminar da literatura foi realizada e a busca utilizou as bases de dados PubMed, Embase e Biblioteca Cochrane até março de 2024. Foram incluídos estudos observacionais que avaliaram a relação entre psoríase e uveíte. Estudos duplicados, com dados irrelevantes ou amostras pequenas foram excluídos. Dois revisores selecionaram os artigos e extraíram os dados, de forma independente, com as discordâncias resolvidas por um terceiro autor. 

As informações extraídas foram: as características dos estudos e dos participantes, com desenho de estudo, idade, critérios diagnósticos, tamanho da amostra e qualidade metodológica. A análise estatística foi realizada por software Stata 16.0, com cálculos de odds ratios, razões de incidência e análise de heterogeneidade. Fatores como idade, sexo, gravidade da doença e tratamento também foram considerados, com o objetivo de reduzir a heterogeneidade e fornecer uma análise da associação bidirecional entre psoríase e uveíte.  

Resultados 

Um total de 5942 registros foram inicialmente recuperados e após a revisão, 7 estudos atenderam aos critérios de inclusão na análise.  A análise desses estudos incluídos totalizou mais de 81 milhões de indivíduos e demonstrou a associação bidirecional entre a psoríase e a uveíte. Pacientes com uveíte apresentaram risco de 1,16 vezes maior de desenvolver psoríase, ao passo que aqueles com psoríase tiveram o risco 1,52 vezes maior de desenvolver a uveíte. 

A análise nos subgrupos mostrou que a gravidade da psoríase influencia diretamente o risco de uveíte, visto que pacientes com psoríase de moderada a grave apresentaram maior risco em comparação a quadro mais leves. Essa associação foi mais evidente dentre os pacientes com artrite psoriática, que apresentaram risco maior de uveíte. Esse achado reforça que as manifestações sistêmicas da psoríase aumentam o risco de envolvimento ocular. 

Relação bidirecional entre uveíte e psoríase: revisão sistemática e meta-análise

Paciente com psoríase. Imagem de freepik

Mensagens práticas: relação bidirecional entre uveíte e psoríase

Do ponto de vista clínico, esses resultados reforçaram a importância do rastreio oftalmológico anual em pacientes com psoríase moderada a grave e o rastreamento mais frequente em casos de artrite psoriásica.  

Desse modo, estratégias para acompanhamento multidisciplinar entre dermatologistas e oftalmologistas são recomendadas, para identificação precoce dos sintomas oculares. 

O estudo apresentou limitações, apesar da metodologia robusta, como a escassez de estudos focados na prevalência de psoríase entre pacientes com uveíte e a falta de dados sobre formas específicas da doença psoriásica, como a psoríase pustulosa.  

Concluiu-se, portanto, que há uma relação bidirecional significativa entre psoríase e uveíte, ressaltando riscos significativos associados a cada condição em relação à outra. A heterogeneidade e a limitação de dados apontam que mais estudos são necessários, especialmente estudos epidemiológicos de grande escala.

Autoria

Foto de Marselle Codeço Barreto

Marselle Codeço Barreto

Médica pela Faculdade de Medicina Souza Marques e Dermatologista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Preceptora de Dermatologia e Dermatoscopia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ). Possui Título de Especialista em Dermatologia e é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e International Dermoscopy Society (IDS).

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo

Referências bibliográficas

Newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Anúncio

Leia também em Dermatologia