A psoríase é uma doença inflamatória crônica imunomediada caracterizada por placas eritematodescamativas na pele. Está associada a diversas comorbidades sistêmicas, como doenças cardiovasculares, malignidades e infecções, além da carga psicológica substancial devido à sua natureza crônica e recorrente. Estudos recentes indicam um aumento da mortalidade geral e específica entre pacientes psoriásicos, impulsionado por inflamação persistente, disfunção imunológica e fatores psicossociais. Isso reforça a necessidade de tratamentos mais abrangentes, que atuem tanto nas manifestações cutâneas quanto nas complicações sistêmicas.
Desse modo, foi realizada uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar os riscos de mortalidade associados à psoríase, com o objetivo de orientar um tratamento mais eficaz e acompanhamento de subgrupos que possuam maior risco. O estudo realizou uma revisão sistemática e meta-análise baseada em estudo de coorte para avaliar o risco de mortalidade associado à psoríase.
Metodologia: análise dos riscos de mortalidade associados à psoríase
A meta-análise reuniu 20 estudos, com mais de 8 milhões de participantes, que revelou que pacientes com psoríase têm um risco significativamente maior de mortalidade de diversas causas. Os dados demonstraram aumento na mortalidade geral, cardiovascular, por infecções e por suicídio. Embora o risco de morte por neoplasias tenha sido um pouco mais alto, ele não foi estatisticamente significativo.
A gravidade da psoríase também influenciou os desfechos, pois pacientes com formar moderadas a graves apresentaram riscos mais elevados. Os mecanismos subjacentes envolvem inflamação crônica, disfunção imunológica e carga psicossocial significativa. As diferenças regionais também sugerem a influência de fatores ambientais e genéticos.
Os resultados do estudo destacam, então, a importância de uma abordagem integrada nos pacientes com psoríase, com monitoramento cardiovascular, prevenção de infecções e suporte à saúde mental, principalmente nos pacientes com doença moderada/grave.
De forma prática, temos as principais mensagens para a prática clínica
- Pacientes com psoríase podem ter maior risco de mortalidade por causas gerais, cardiovasculares, infecções e suicídio;
- O risco aumenta na psoríase grave/moderada;
- Necessidade de monitoramento dos fatores cardiovasculares com maior assertividade nesses pacientes;
- É necessário reforçar a avaliação da saúde mental dos pacientes, para reduzir o impacto da doença nesse âmbito;
- Estimular abordagem multidisciplinar nos pacientes psoriásicos.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.