Paciente de 72 anos com histórico de melanoma estágio IV, em tratamento com Pembrolizumabe, refere surgimento de manchas brancas no colo tratadas com tacrolimo tópico por 3 meses, evoluindo com piora das lesões. Ao exame, manchas hipocrômicas, algumas com bordas eritematosas descamativas e circinadas, além de pápulas eritematosas (Figura).
Qual sua hipótese diagnóstica para as lesões?
Foi realizada biópsia da borda das lesões, o que evidenciou hifas na camada córnea, melhor visualizadas pela coloração PAS. Somado à clínica, foi diagnosticado tinea corporis, infecção cutânea superficial que acomete a pele glabra, causada por fungos dermatófitos.
O que é e como tratar?
A tinea corporis é causada por fungos dermatófitos, que são filamentosos, metabolizam queratina, invadem e se multiplicam em tecidos queratinizados, como a pele. Seu principal agente é o Trichophyton rubrum.
Seu quadro clínico é composto por pápulas e placas isoladas ou confluentes com bordas ativas (eritema, escamas, pápulas, pústulas, vesículas, fissuras e erosões) e clareamento central, a partir de um crescimento centrífugo. Pode ter aspecto anular, arqueado, circinado ou oval. Ocorre mais comumente no tronco e extremidades e pode ter prurido ou queimação associada. Quando em dobras da pele é chamada de tinea cruris.
Entre seus fatores de risco está a imunossupressão — como o caso do paciente em questão — além de clima quente e úmido, hiperidrose, desnutrição e contato com objetos, pessoas ou animais contaminados.
O diagnóstico pode ser dado principalmente pelo exame micológico direto e cultura para fungos. O exame histopatológico pode ajudar em casos de dúvida diagnóstica.
Seu tratamento em geral é realizado com antifúngico tópico. Em casos extensos, com presença de pápulas e pústulas ou, ainda, quadros recalcitrantes, pode-se associar o antifúngico oral ao tratamento.
Autoria

Mariana Santino
Médica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) • Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) • Título de Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.
