Liraglutida é aprovada para tratar obesidade em adolescentes
A FDA aprovou recentemente o uso do Saxenda® (liraglutida) em injeção de 3 mg para tratamento de obesidade em adolescentes (12 a 17 anos).
A agência americana, FDA, aprovou recentemente (dezembro/2020) o uso do Saxenda® (liraglutida) em injeção de 3 mg para adolescentes (12 a 17 anos) com peso corporal acima de 60 kg e índice de massa corporal (IMC) inicial maior ou igual a 30 kg/m2, associado à dieta e aumento da atividade física. O Saxenda® já havia sido aprovado para uso em adolescentes no Brasil em agosto de 2020, com as mesmas indicações ressaltadas pelo FDA.
A aprovação do uso de Saxenda® em adolescentes foi baseada principalmente nos resultados positivos do estudo SCALE Teen (Effect of Liraglutide for Weight Management in Pubertal Adolescent Subjects with Obesity), que foi um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. O estudo concluiu que em adolescentes com obesidade, o uso de liraglutida (3,0 mg) dose única diária mais mudança de estilo de vida levou a uma redução significativamente maior na pontuação do desvio padrão do IMC do que o placebo com mudança no de estilo de vida.
Leia também: Dieta com restrição de calorias podem evitar câncer em mulheres com obesidade?
Liraglutida x obesidade
A liraglutida é um análogo do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1), que atua aumentando o nível de insulina pós-prandial de maneira dependente da glicose, além de reduzir a secreção de glucagon, retardar o esvaziamento gástrico e induzir a perda de peso através da redução do apetite.
A liraglutida já era indicada para controle de Diabetes Mellitus tipo 2 pela Anvisa desde 2011, nos casos em que somente a dieta e exercícios físicos já não conseguem controlar o nível de açúcar no sangue. O Saxenda® (liraglutida) recebeu aprovação da ANVISA em 2016 como um adjuvante a uma dieta com redução calórica e aumento de atividade física para controle de obesidade em adultos.
Sobre a obesidade em adolescentes
A obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como epidemia de saúde pública mundial, afetando aproximadamente 107,7 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo. Conforme a prevalência de obesidade aumenta, também ocorrem mais comorbidades associadas, resultando em uma enorme carga de doenças relacionadas à obesidade em todo o mundo.
Certas comorbidades, como diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e esteato-hepatite, que antes eram consideradas “doenças de adultos”, agora são vistas regularmente em crianças com obesidade. Além disso, a obesidade durante a adolescência aumenta o risco de doenças cardiovasculares e morte prematura durante a vida adulta.
Saiba mais: Obesidade em pediatria: qual a prevalência de enzimas hepáticas elevadas e comorbidades?
É importante que os profissionais de saúde identifiquem as crianças com sobrepeso e obesidade para que a abordagem com mudanças na alimentação, atividade física e, se necessário, medicamentos, possa ser iniciada precocemente.
Mensagem prática
- A liraglutida foi aprovada para uso no tratamento de obesidade em adolescentes (12 a 17 anos) com peso corporal acima de 60 kg e índice de massa corporal (IMC) inicial maior ou igual a 30 kg/m2, associado à dieta e aumento da atividade física.
Referências bibliográficas:
-
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (BR). Saxenda (liraglutida): nova indicação. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/novos-medicamentos-e-indicacoes/saxenda-liraglutida-nova-indicacao
- Kelly A, Auerbach P, Barrientos-Perez M. A Randomized, Controlled Trial of Liraglutide for Adolescents with Obesity. New England Journal of Medicine. 2020. doi: 10.1056/NEJMoa1916038
- US Food and Drug Administration – FDA (EUA). Saxenda®Prescribing Information. March 2020. Disponível em: https://www.accessdata.fda.gov/drugsatfda_docs/label/2020/206321s011lbl.pdf
- Klish, WJ; Skelton, JA. Overview of the health consequences of obesity in children and adolescents [Internet]. Hoppin AG, ed. UpToDate. Waltham, MA: UpToDate Inc. (Accessed on December 17, 2020).
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.