A infecção periprotética é a causa mais comum de revisão precoce nas artroplastias totais do joelho (ATJ), portanto as estratégias adotadas para a prevenção desse tipo de complicação exercem grande impacto, se destacando entre elas a administração profilática de antibióticos antes da incisão cirúrgica.
Para ser eficaz, as concentrações locais de antibióticos (CLA), como a cefazolina, devem exceder a concentração inibitória mínima (MIC) dos organismos típicos causadores de infecção. No entanto, a CLA da cefazolina durante a artroplastia de joelho ainda não está bem compreendida.
Um ensaio clínico randomizado desenhado para comparar as CLA em artroplastias totais do joelho utilizando ou não torniquete foi publicado. Esse estudo teve como objetivo comparar a concentração sistêmica de cefazolina no soro com a CLA em tecidos locais (gordura, sinóvia e osso) durante a ATJ, além de avaliar o impacto da utilização de um torniquete no membro operado.
O estudo
O ensaio clínico foi realizado de 1º de março de 2022 a 30 de junho de 2023, em um único centro, com pacientes submetidos à ATJ. Os pacientes foram submetidos à ATJ com ou sem o uso de torniquete no membro operado.
Amostras de sangue sistêmico e tecidos locais (gordura, sinóvia e osso) foram coletadas em intervalos regulares durante a cirurgia. O desfecho primário avaliado foi a CLA de cefazolina, quantificada por meio de análise envolvendo cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem.
Resultados
Foram excluídos pacientes submetidos à cirurgia de revisão, portadores de alergia à cefazolina, colonizados por estafilococos resistentes à meticilina, portadores de doença renal crônica e com peso superior a 120 kg.
O estudo incluiu 59 pacientes, sendo 29 no grupo com torniquete e 30 no grupo sem torniquete. Não foram encontradas diferenças substanciais nas características basais entre os 2 grupos, incluindo sexo, idade e índice de massa corporal. Todos os pacientes receberam 2g de cefazolina 5 a 60 minutos antes da incisão.
Foi observada uma disparidade entre os níveis de concentração sérica e tecidual de cefazolina em ambos os grupos. O uso de torniquete resultou em concentrações significativamente menores de cefazolina nos tecidos locais após 60 minutos da infusão.
A CLA durante a ATJ foi menor na gordura, sinóvia e osso no grupo da cirurgia com isquemia. A queda do nível de cefazolina tecidual sugere um comprometimento na prevenção contra infecções nesses pacientes.
Conclusão
Esse ensaio clínico randomizado sugere que a concentração de cefazolina nos tecidos locais (gordura, sinóvia e osso) é inferior à concentração sistêmica no sangue durante a ATJ, e o uso de torniquete reduz significativamente essas concentrações.
Embora o regime atual de dosagem profilática de cefazolina garanta níveis séricos adequados, as concentrações nos tecidos periarticulares durante a ATJ podem ser insuficientes para prevenir infecções periprotéticas.
Leia também em Cirurgia
Tecnologia na medicina: Cirurgia à distância – evolução e desafios – Portal Afya
Quais fatores são preditivos de desfecho na cirurgia abdominal do trauma? – Portal Afya
A pele como fonte de infecções de sítio cirúrgico – Portal Afya
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.