Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia11 maio 2018

Obesidade mórbida não deve contraindicar artroplastia de quadril ou joelho

Pacientes com obesidade mórbida e osteoartrite grave podem se beneficiar de uma artroplastia de quadril ou joelho, mas a obesidade aumenta o risco.
Por Redação Afya
Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos. Pacientes com obesidade mórbida e osteoartrite grave podem se beneficiar de uma artroplastia de quadril ou joelho, mas como a obesidade aumenta o risco de complicações, esse procedimento é muitas vezes descartado em doentes com IMC muito elevado. Um novo artigo do The Journal of Bone and Joint Surgery avaliou se o risco/benefício dessa decisão. Para esse estudo de coorte retrospectivo, foram utilizadas as bases de dados do Veterans Health Administration e do Veterans Affairs Surgical Quality Improvement para selecionar pacientes submetidos a artroplastia de quadril ou joelho, entre 2011 e 2014. Os critérios usados na análise foram:
  • Se os critérios de elegibilidade do IMC foram aplicados.
  • Quantas complicações de curto prazo teriam sido evitadas.
  • Quantos procedimentos cirúrgicos sem complicações teriam sido negados.
  • Valor preditivo dos critérios de elegibilidade do IMC como testes para complicações maiores.

Obesidade mórbida e artroplastia

No total, 27.671 artroplastias foram revisadas. Com um critério de IMC ≥ 40 kg/m², 1.148 pacientes teriam sido privados de um procedimento cirúrgico sem complicações maiores e apenas 83 teriam evitado uma complicação maior. O valor preditivo positivo de uma complicação com IMC ≥ 40 kg/m² como teste para complicações maiores foi de 6,74% (IC de 95%: 5,44% a 8,33%). Outros limites, como de 35 kg/m² e 30 kg/m², também mostraram pouco valor. Pelos achados, os pesquisadores concluíram que, com um critério de IMC, o número de pacientes que tem o procedimento cirúrgico sem complicações negado é cerca de 14 vezes maior do que aqueles que foram poupados de uma complicação. Para os autores, tal avaliação quantitativa ajuda a informar decisões a respeito da conveniência de aplicar um critério de IMC para artroplastia de quadril ou joelho. Obesidade e doenças proctológicas: o que precisamos saber Referências:
  • Giori NJ et al. Risk reduction compared with access to care: Quantifying the trade-off of enforcing a body mass index eligibility criterion for joint replacement. J Bone Joint Surg Am 2018 Apr 4; 100:539. http://dx.doi.org/10.2106/JBJS.17.00120
Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo