"Tem tantas pessoas fazendo coisas incríveis no mundo. Eles são ótimos e eu quero ser um grande garoto também", foi isso que Liang Yaoyi, um menino de 9 anos, disse para sua mãe antes de morrer. Após ser diagnosticado com tumor cerebral, Liang decidiu doar seus órgãos. Antes da cirurgia começar, os médicos se curvaram em reverência a sua coragem e sabedoria.
Veja também: Os erros e acertos na doação de órgãos
Liang se mudou para Shenzhen, na China, para estudar na mesma escola de seus irmãos. Um dia, ele se sentiu tonto e começou a ter dificuldades para andar. Sua irmã o levou ao hospital, onde ele descobriu que tinha um tumor no cérebro.
Antes de morrer, Liang disse para sua mãe que queria doar seus órgãos. Ela honrou seu pedido e os médicos conseguiram salvar seus rins e fígados para doação. Antes da cirurgia, os médicos fizeram uma reverência para o menino que acreditava também que, assim, ficaria "vivo de outra maneira".
A foto do momento da reverência viralizou na Internet e fez com que muitos seguissem o exemplo de Liang e se registrassem para doar órgãos.
As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!
Referências:
Autoria

Redação Afya
Produção realizada por jornalistas da Afya, em colaboração com a equipe de editores médicos.
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.