Logotipo Afya
Anúncio
Cirurgia11 novembro 2022

Cirurgia Geral: cinco assuntos importantes para a Residência Médica

Revise seus conhecimentos! Confira dicas do blog da Medcel para quem quer se sair bem nas provas de Residência.

Você já conhece a Medcel? Lá, você encontra as mais recentes metodologias e simulados, e os mais completos cursos preparatórios para as provas de Residência Médica. Para dicas fresquinhas sobre RM, visite o blog da Medcel.

Confira algumas dicas da Medcel sobre os assuntos mais cobrados nas provas de Cirurgia Geral para R1 (para visualizar as dicas completas, acesse o blog):

1.Abdome agudo 

Do abdome agudo inflamatório, apendicite aguda, colecistite aguda, pancreatite aguda, diverticulite (critérios de Hinchey, pois aqui o tratamento vai depender da classificação, e lembrar que não dá pra fazer colonoscopia, o padrão ouro é a tomografia). Do abdome agudo perfurativo: úlcera péptica perfurada. Abdome agudo obstrutivo: câncer de colón e saber se a obstrução é alta ou baixa, vale a pena dar uma revisada também. 

2. Hérnias da parede abdominal 

A campeã são as hérnias inguinais diretas e indiretas. É importante saber todo o exame físico, se é redutível/irredutível/encarcerada ou estrangulada. Saber os sinais de alarme, se a conduta vai ser expectante/cirúrgica, dar uma olhada nas técnicas operatórias, classificação de Nyhus e complicações pós-cirúrgicas. Além disso, as hérnias femorais.

3. Complicações pós-operatórias 

Os fatores de risco, o controle da dor (saber a escala analgésica), profilaxia de trombose venosa profunda, complicações sistêmicas e complicações do sítio cirúrgico. Os sistemas mais envolvidos nas intercorrências após uma cirurgia são: cardiovascular, urinário, respiratório, digestório e hepatobiliar. Uma das complicações mais comuns é a febre. Já com em relação ao sítio cirúrgico, hematomas, seroma, deiscência e infecção de ferida operatória.

4. Cuidados pré-operatórios 

Com relação aos cuidados pré-operatórios: avaliação pré-operatória — internação, preparos, uso de medicações atuais, avaliação anestésica, preparos específicos, estado nutricional, reserva de sangue e hemoderivados. Recomendações do manual “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, da Organização Mundial de Saúde (OMS, 2009) e do “Protocolo Cirurgia Segura”, do Ministério de Saúde (MS, 2013).

5. Infecção em cirurgia 

Outro assunto é infecção em cirurgia. A febre que aparece após o quarto dia de pós-operatório geralmente é causada por infecção de ferida, como falei anteriormente. Os fatores de risco e como devem ser usados os antibióticos para profilaxia, tais como os tipos específicos de infecções (furúnculo, carbúnculo, hidradenite supurativa, erisipela, celulite e fasciite necrosante).   

Gostou deste artigo? Então visite o blog da Medcel e confira as dicas completas!

Leia também: ACSCC 2022: Ultra-ERAS traz novos parâmetros de recuperação rápida após cirurgia

Anúncio

Assine nossa newsletter

Aproveite o benefício de manter-se atualizado sem esforço.

Ao assinar a newsletter, você está de acordo com a Política de Privacidade.

Como você avalia este conteúdo?

Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.

Compartilhar artigo