Nesta postagem da série de divulgação de publicações científicas das revistas Afya, destacamos o artigo “Os fatores decisivos na escolha dentre as carreiras médicas: qual é o papel da Universidade?”, um trabalho exploratório, publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.
Aqui você consegue acessar o artigo na revista!
O que apresenta o artigo?
A escolha por uma área de atuação em Medicina tem consequências importantes tanto para a vida privada como para a sociedade, porém são escassos no Brasil os estudos que investigam as variáveis envolvidas neste processo. Este estudo teve como foco investigar os principais fatores decisivos na escolha por uma carreira médica por parte dos internos de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande e, nisso, descobrir qual é o papel da universidade nesse processo.
Os autores realizaram um estudo exploratório, transversal, descritivo-explicativo, de natureza qualitativa e adotou-se como objeto de estudo alunos matriculados no internato do curso de Medicina da UFCG.
A partir do artigo, notou-se que a qualidade de vida e afinidade são percebidos como os principais motivadores na seleção por uma área médica, com importância também expressiva do local de naturalidade, idade, gênero, experiências individuais ou familiares com adoecimento, salário e prestígio, contato com professores e preceptores, currículo acadêmico e atividades extracurriculares. O principal momento de tomada de decisão para os alunos foi o internato, apesar da notável insegurança quanto ao desempenho prático na profissão e em concursos.
Leia o artigo completo e confira detalhes sobre os métodos de realização e os resultados!
Baixe o conteúdo gratuitamente aqui!
Autores:
Rossiniê de Miranda Araújo
Médico de Família e Comunidade, preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.
Rebeca Raissa Afonso Vasconcelos
Médica trabalhadora do Sistema Único de Saúde.
Denise Mota Araripe Pereira Fernandes
Como você avalia este conteúdo?
Sua opinião ajudará outros médicos a encontrar conteúdos mais relevantes.